Lourdes Souza: Uma mulher de verdade, que já não está mais entre nós

Faleceu na madrugada de hoje (17), no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba/PI onde estava internada, a agente comunitária de saúde Maria de Lourdes Lira de Souza.

O fato causou comoção na cidade de Araioses dado a sua popularidade e por ser muito querida por todos que a conhecia.

Dona Lourdes Souza, como muitos a chamavam era uma mulher de fibra, uma guerreira que tinha por Araioses um profundo amor.

Moradora nobre do povoado João Peres, tinha uma profunda identificação com a cultura e as festividades do lugar, onde construiu um dos melhores clubes da região, que ao longo da história foi palco de grandes festas e eventos culturais.

Também amava muito a política e nunca foi de ficar em cima do muro e nas campanhas eleitorais assumindo seus candidatos na esperança que fossem eleitos e que honrassem os mandatos a serviço do povo.

Ela mesma teve sua experiência na política em Araioses, quando disputou uma vaga de vereadora na eleição de 1992. Não foi eleita, mas já deixava sua marca de um posicionamento firme e de uma franqueza inquestionável. Foi nessa época que sua frase “Onde passo a caneta, ninguém passa a borracha” ganhou eterno registro.

Dona Lourdes Souza recebendo a medalha de Ordem Mérito Legislativo de Araioses, em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Araioses 

Recentemente ela recebeu em sessão solene da Câmara de Vereadores a medalha de Ordem Mérito Legislativo de Araioses, por indicação do vereador Arnaldo Machado.

Homenagem justa e merecida, pois afinal Dona Lourdes Souza era uma frequentadora assídua das sessões daquele poder e se interessava por tudo que ali acontecia.

Muito vaidosa, gostava de usar belos vestidos e portar valiosas joias, mas quem fosse seu amigo que não lhe perguntasse a idade.

Lembro-me que certa vez  – a seu convite – fui a uma de suas festas de aniversario que ela realizou no Lindabel Clube – casa de eventos culturais de sua propriedade – com muita gente presente e show ao vivo, quando em determinado momento um de seus filhos querendo lhe provocar rindo disse aos presentes qual seria a idade dela.

Na verdade ele jogou para cima a sai idade, mas por pouco não leva dela ali mesmo uma exemplar surra. Foi um momento de descontração e muita alegria com o momento de humor criado pela situação.

Talvez nesse dia é que tenha surgido mais uma de suas imortais frases: “Velho é o mundo que quando cheguei já o encontrei”.

O corpo de Dona Lourdes Souza está sendo velado em sua residência em João Peres e o enterro será amanhã as 8:00 horas.

Que Deus a receba em sua glória e console seus familiares e os amigos que ele tanto presou ao longo de sua vida.

Em respeito ao que ela sempre escondeu sua idade não será revelada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *