IFMA de Araioses: Cidadania e educação de qualidade

Ontem (22) fiz uma visita ao IFMA – Campus de Araioses. Dias atrás, em um evento de fundação de uma entidade que participei em Várzea dos Batistas e presente estava o professor Rafael Castelo Branco Ciarlini, manifestei a ele meu interesse em conhecer melhor aquela entidade educacional, na qual ele é Diretor de Administração e Planejamento.

Se já tinha uma profunda admiração pelo que ocorre ali percebo que quanto mais conheço o IFMA de Araioses, mais me convenço de que ali se faz educação de qualidade e que podemos esperar muito mais em breve futuro.

E não falo só na beleza dos prédios – de uma arquitetura revolucionária – que compõe o Campus e dos equipamentos de ótima qualidade que lá existem, mas do espírito vivo direcionado por uma ideologia educacional moderna que, Araioses exige como principal ferramenta para seu desenvolvimento.

Professor Rafael Ciarlini em reunião com um grupo de artesãs

O professor Rafael Ciarlini é um apaixonado pela educação. Um homem vibrante que sabe colocar as palavras certas, para nos levar a crer que somos capazes e que somos tudo se juntos estivermos na causa.

Ontem a tarde ao chegar ao Campus, ele estava em uma reunião com um grupo de mulheres que fazem parte de uma cooperativa de artesãs, que o IFMA presta assessoria. Ali puder ver mulheres que encontram no cooperativismo não só uma atividade para ganhar dinheiro, como também para se redescobrirem como seres que podem e são.

Logo o professor me conduziu as dependências do Campus, onde puder conhecer o quanto já se faz ali. São salas moderníssimas de aulas, sala dos professores, modernos laboratórios, sala de vídeo, biblioteca e creio um dos melhores e mais moderno auditório da região. É bem provável, que nem em Parnaíba/PI exista um com o mesmo padrão de qualidade.

Em todas a entradas de salas ou departamentos do IFMA  há placas de indicação na língua portuguesa também em braile – escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão

O araiosense precisa conhecer o IFMA de Araioses seja estudante ou não. Os políticos têm muito a aprender se fizeram daquele órgão educacional, uma fonte de pesquisa para o desenvolvimento de seus projetos e atividades.

Conhecer o IFMA de Araioses é uma obrigação de todos nós. Quem isso o fizer vai chegar à conclusão de que nem tudo está perdido.

Se ali com tão poucos recursos já se fez tanto, porque também não se faz na gestão pública?

Certamente muito se perguntarão a esse respeito, principalmente pelo fato do Instituto ser provido com recurso federal, que é público, o que não ocorre, por exemplo, com as prefeituras, como a de Araioses que tem orçamento na área da educação quase 100 vezes mais do que recebe o IFMA de Araioses.

Em uma cidade onde as entidades públicas deixam muito a desejar nos serviços que prestam e por conta disso não gozam de credibilidade, o IFMA é uma exceção, já que podemos dizer que ele é motivo de orgulho para nós araiosenses.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) chegou a Araioses com o compromisso de ofertar formação profissional, científica e tecnológica para melhorar a realidade social e econômica da região.

E essa tarefa o Instituto está fazendo com excelência.

As imagens abaixo falam por si só:

Visite o site do IFMA – Campus de Araioses no link abaixo:

https://araioses.ifma.edu.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *