Uma breve análise da eleição que elegeu Luciana Trinta para a prefeitura de Araioses

Enquanto a classe política araiosense se dividia – Luciana Trinta no ritmo do Funk – pavimentava o caminho para a vitória – Reprodução

Em todas as pesquisas de intenção de votos que foram feitas de um ano para cá em Araioses, em todas elas – sem nenhuma exceção – Luciana Trinta pontuava em primeiro lugar.

De boa parte delas tive acesso, portanto sabia assim também como outros – que direta ou indiretamente estavam envolvidos no processo eleitoral – que a ex-prefeita de Araioses era uma candidata difícil de ser batida, caso conseguisse superar todos os obstáculos – que acabou superando – que estavam atravessados no seu caminho para conseguir registrar sua candidatura.

Para quase todos, ela jamais conseguira essa façanha e não faltaram exemplos de outros ex-prefeitos, que em situação de semelhante inelegibilidade, não conseguiram lograr êxito de se candidatarem novamente a um cargo letivo.

Mas o tempo já mostrou que ela estava muito mais preparada do que todos os demais concorrentes para a guerra eleitoral, que não só viabilizou sua candidatura, como conseguiu manter seus níveis de aprovação popular acima dos demais chegando em primeiro, no lugar mais alto do cobiçado pódio eleitoral.

Enxergando alguns anos na frente de todos, ela se deleitava com a enorme divisão da egoísta classe política de Araioses, que se pulverizaram em uma enorme penca de candidatos – alguns sem a menor densidade eleitoral, mas que de certa forma ajudou a pavimentar o caminho da eleição de Luciana Trinta.

Abaixo vou publicar um demonstrativo do desempenho político de cada um dos 11 candidatos, desde uma pesquisa realizada em Araioses, entre os dias 9 e 11 de outubro, até o dia da eleição.

Nele o leitor verá que Luciana Trinta subiu menos de 1% nesse período, já Valéria do Manin teve uma arrancada de um pouquinho mais de 6%, só explicada à base do derrame de muito dinheiro, pois não houve nenhum fato extraordinário acontecido em sua campanha para tamanha subida, onde por pouco não supera Luciana Trinta, a vencedora da eleição.

Já Monhata Lima – o terceiro colocado – perdeu fôlego nessa reta de chegada perdendo nessa contagem preciosíssimos 2%, no que elevaria sua votação para cerca de 4.500 votos.

Contribuiu muito para isso a criminosa campanha de Fake News contra ele, o áudio recheado de inverdades de autoria de Quaresma Filho – candidato a vereador e presidente de seu partido – que se tornou público em grupos de WhatsApp supostamente pelas mãos de um vereador que perdeu o mandato.

O amadorismo da equipe e a falta de recursos, para pelo menos encerrar a campanha, também pesou muito nessa queda, quando o esperado seria uma significativa subida nesse espaço de tempo.

Nas informações abaixo, se o leitor não confiar nos números é só fazer a soma da votação de todos os candidatos – exceto Luciana Trinta, Valéria do Manin e Monhata Lima -, os que realmente estavam em condições de vencer o pleito e chegará a soma de 4.820 votos, que somados aos 3.936 votos de Monhata Lima chegaremos ao total de 8.756 votos, 955 votos a mais que teve a ex-prefeita.

Portanto, caso os araiosenses e outros que diziam não querer a volta de Luciana Trinta a prefeitura de Araioses estivessem se unidos, o resultado do pleito poderia ser outro.

À esquerda os percentuais e a votação da eleição de domingo; à direita apenas os percentuais da pesquisa realizada em Araioses entre os dias 9 e 11 de outubro:

Luciana Trinta 32,37% – 7.801 votos – Resultado da pesquisa: 31,59%

Valéria do Manin 31,30% – 7.545 votos – Resultado da pesquisa: 25,12%

Monhata Lima 16,30% – 3.936 votos – Resultado da pesquisa: 18,90%

Jacira Pires 8,36% – 2.016 votos – Resultado da pesquisa: 7,56%

Mano Gonçal 3,20% – 771 votos – Resultado da pesquisa: 2,44%

Manoel da Polo 2,80% – 675 votos – Resultado da pesquisa: 1,95%

Dr. Cristino 2,55% – 614 votos – Resultado da pesquisa: 4,02%

Sebastião da Colônia 1,57% – 378 votos – Resultado da pesquisa: 1,59%

Dr. Leonel 1,06% – 256 votos – Resultado da pesquisa: 0,73%

Baduel 0,37% – 89 votos – Resultado da pesquisa: 0,24%

Chico Airton 0,09% – 21 votos – Resultado da pesquisa: 0,49%

Em tempo: Em breve postagem uma análise do processo de renovação no Poder Legislativo Araiosense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *