Governo do Estado entrega sementes de hortaliças para agricultores da zona rural de São Luís

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (Sagrima), beneficiou produtores da Associação de São Joaquim/Itapera, na zona rural de São Luís. Foram entregues 40 caixas de sementes de hortaliças, em mais de 12 variedades, por meio do Programa Mais Sementes e Mudas. As sementes possuem elevado potencial genético, biofortificadas, com vitaminas, certificadas pela EMBRAPA.

A novidade do Programa para este ano é que as sementes distribuídas são estudadas de acordo com as características de cada região e a compra é realizada a partir desse estudo. O objetivo é fortalecer a produção e gerar segurança alimentar para o produtor. O trabalho é realizado em parceria com as prefeituras municipais e a AGERP (Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural).

Produtores da Associação de São Joaquim/Itapera

O cadastro para o recebimento das sementes de mudas é feito online, pelo site da Sagrima. Até o começo do ano que vem, através do Programa Celso furtado, a previsão é entregar 500 toneladas de sementes em todo o Estado, iniciando no mês de outubro deste ano e estendendo-se até janeiro de 2021.

“É de grande importância a Sagrima estar nas comunidades ouvindo os produtores, seus anseios, dando condições de aumento da produção e suprindo as suas necessidades”, ressaltou o subsecretário da Sagrima, Herchel Barros.

O projeto é uma ação do Programa Mais Produção, instituído pelo SEPAB (Sistema Estadual de Produção e Abastecimento). O Sistema é coordenado pela Sagrima e tem o objetivo de  articular ações integradas na agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, com foco no abastecimento, em todo o território estadual.

As comunidades de hortifruticultura são assistidas através de doações de sementes, kits de irrigação, patrulhas, distribuição de barracas, fomentando a produção local e garantindo a segurança alimentar dos produtores.

Fonte: Sagrima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *