A maioria ficará só na experiência

São 13 as vagas na Câmara de Vereadores de Araioses, que serão disputadas por dezenas de candidatos, que entre eles tem muitos que não tem a menor noção das responsabilidades do cargo que quer conquistar

Tem início ontem (31) o prazo para as convenções partidárias que se estenderão até o dia 16 deste. Só após esses eventos é que saberemos quem vai mesmo disputar a prefeitura de Araioses e também quantos vão atrás das 13 vagas para o Legislativo Araiosense.

Pessoalmente, não creio que todos os pré-candidatos de até agora resistam até o final. Creio que uns desistirão de seus projetos, para se agregar a outras candidaturas com maior densidade eleitoral. Quem terá essa ombridade eu não sei.

Porém, para vereador vamos ter candidatos como antes nunca tivemos e é sobre esses que me ocupo agora.

Pelo fato de não mais ser permitido à coligação nos cargos proporcionais – nesta eleição os vereadores – mesmo havendo coligação de um partido com outro essa união só vale para os cabeças de chapa, com os vereadores concorrendo apenas em seu partido o que certamente complicará em muito as possibilidades de uma agremiação sem grandes ou até médias lideranças conseguirem o quociente eleitoral.

Os entendidos do assunto afirmam que a maioria dos partidos não alcançará essa meta – no que concordo – e que apenas três ou quatro legendas elegerão vereadores, o que se de fato isso ocorrer muita gente – entre eles até com mandato – correm o risco de nadar e morrer na praia.

Nesse contexto, o que arisco dizer é que como já aconteceu em outras eleições araiosenses, o grupo que fizer o maior número de vereadores não quer dizer que elegerá o prefeito. Esse acontecimento é um fato desde a campanha de reeleição do ex-prefeito Chagas Paixão em 2000. De lá para cá tem sido regra que não parece que será quebrada agora.

Essa grande quantidade de candidatos a vereador, cada qual eu seu partido, além de deixar o eleitor meio perdido poderá atrapalhar a vida de outros com mais poder de fogo.

Afinal, será uma votação extremamente picotada, mas pelo menos – para uns – valerá pela experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *