Governo entrega 52 novos leitos exclusivos para assistência a pacientes com Covid-19

Entrega de novos leitos no Hospital Dr. Genésio Rêgo (Foto: Julyane Galvão)

O Governo do Estado acrescentou mais um capítulo na luta contra o novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão. Nesta segunda-feira (6), foram entregues 52 novos leitos instalados no Hospital Dr. Genésio Rêgo, localizado na Avenida dos Franceses, bairro da Vila Palmeira, em São Luís. A estrutura dispõe de 39 leitos de enfermaria e 13 de UTI e contará com apoio de equipe multiprofissional que prestará assistência 24 horas aos pacientes infectados pelo novo coronavírus que precisem de atendimento hospitalar.

“Com a nova estrutura, chegamos a 132 leitos de UTI e 120 de enfermaria, todos criados para oferecer assistência aos pacientes com a Covid-19. Aumentamos em um terço os leitos de UTI do estado em apenas um mês e vamos seguir investindo no fortalecimento da rede de saúde à medida que for necessário e reforçando as ações de combate ao novo coronavírus no Maranhão. Assim, esperamos minimizar os impactos da doença no estado e salvar muitas vidas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Governo (Segov), a obra levou 20 dias para ficar pronta e o espaço será administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). Darão apoio no local uma equipe multiprofissional completa formada por farmacêutico, médico, fisioterapeuta, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e nutricionista. De acordo com o secretário de Governo, Diego Galdino, os leitos foram distribuídos em três alas.

“Conseguimos reformar e equipar o prédio em um prazo recorde de 20 dias. Isso mostra o compromisso do governador Flávio Dino em continuar aprimorando os serviços de saúde, de forma a continuarmos preparados no enfrentamento contra o coronavírus”, afirmou.

Para o presidente da Emserh, Marcos Grande, o estado agiu em tempo ao instalar os novos leitos extras. “Trata-se de uma doença nova, imprevisível, e que por isso precisou de planejamento diário por parte do estado. Caso ela avance, iremos reavaliar nossa capacidade instalada a fim de fazermos novas ampliações, oferecendo suporte necessário para que a população esteja preservada e também consiga o atendimento quando necessitar”, enfatizou.

Entrega de novos leitos no Hospital Dr. Genésio Rêgo (Foto: Julyane Galvão)

Além do Hospital Dr. Genésio Rêgo, o Governo do Estado também já disponibilizou leitos de UTI e de enfermagem em unidades macrorregionais e regionais da rede da SES. Em São Luís, as estruturas estão montadas no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) e Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM). As Unidades de Pronto Atendimento (UPA), especificamente no Itaqui-Bacanga, Cidade Operária, Araçagy e Vinhais, estão realizando o primeiro atendimento e triagem em estruturas montadas na área externa.

O interior do estado também possui leitos reservados para pacientes infectados pelo coronavírus e que precisem de atendimento hospitalar. Entre as unidades de saúde que possuem leitos para a assistência a pacientes com a Covid-19 estão o Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias; o Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon; o Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz; e o Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *