União de Vereadores e Câmaras do Estado orienta como os presidentes devem atuar em tempo de isolamento social

O vereador Alex do Giquiri deverá dar continuidade aos trabalhos legislativos por meio de  áudio vídeo

Com as sessões suspensas em atendimento as regras de isolamento, que o coronavírus está exigindo, a União de Vereadores e Câmaras do Estado do Maranhão está orientando de como os presidentes devem atuar enquanto essas medidas estiverem em vigor.

A orientação é fazer áudio vídeo como, por exemplo, o presidente da Câmara coloca no grupo de WhatsApp dos vereadores a matéria ser discutida. Em seguida eles analisam e cada edil faz um vídeo – tipo self – dizendo que recebeu a matéria que está analisando e se concordo ou discorda dela.

Um detalhe importante, é que entes do presidente da Câmara iniciar esse procedimento, ele deverá baixar um decreto dizendo que as sessões presenciais continuam suspensas, só que de agora em diante elas acontecerão em vídeo áudio.

Todos esses procedimentos deverão ser lavrados em ata, onde o posicionamento de cada vereador será anotado. Algumas câmaras de vereadores do Maranhão já adotaram essa inovação, pois para fazer em videoconferência, como está fazendo a Assembleia Legislativa é inviável, devido os custos com equipamentos e o fator humano custarem muito caro.

Agora é aguardar como vai funcionar em Araioses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *