Inauguração de hospital exclusivo para combate ao coronavírus no Maranhão é destaque na imprensa nacional

HCI, hospital exclusivo para combater o coronavírus

Ganhou repercussão nacional a entrega dos leitos do Hospital das Clínicas Integradas (HCI), primeiro hospital exclusivo para casos do novo coronavírus no Maranhão. A inauguração da unidade, localizada na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em São Luís, foi destaque nesta sexta-feira (3), no Jornal Hoje, da TV Globo.

“Hoje foi apresentada a estrutura para atender pacientes em estado grave. O Governo do Estado aproveitou a estrutura de um hospital particular que estava fechado há mais de um ano, alugou o prédio e fez as adaptações necessárias”, informou o repórter Alex Barbosa, em transmissão ao vivo para o telejornal.

A estrutura do HCI tem capacidade para 80 novos leitos de UTI dedicados a pacientes com Covid-19 em estado considerado crítico. Dez leitos foram entregues na manhã desta sexta-feira e os outros serão disponibilizados de acordo com a evolução dos casos no Maranhão.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, foi montada uma força tarefa para que o HCI fosse entregue em tempo recorde. As intervenções no prédio incluíram limpeza total, serviços de engenharia, instalação das UTIs, respiradores e rede de oxigênio.

HCI, hospital exclusivo para combater o coronavírus

“Para o hospital estar pronto hoje, teve gente que praticamente dormiu dentro do hospital. Era um prédio que estava abandonado havia praticamente um ano e a gente teve muito problema para montar, mas hoje nós temos um lugar de referência e uma unidade muito boa para receber a população”, afirmou.

A reportagem da TV Globo também explicou que os “mais de 1.000 profissionais da saúde contratados por meio do seletivo emergencial” realizado pelo Governo do Maranhão atuarão no HCI e em outros sete hospitais do estado que contam com “ala exclusiva para atender pacientes com a doença”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *