Sistema de saúde do Equador dá sinais de colapso por conta do coronavírus

AVISO DE GATILHO: conteúdo sensível e imagens fortes.

Catraca Livre – Esta quinta-feira, 2 de abril, amanheceu com um alerta vindo de nossos vizinhos do Equador nas redes sociais. Nos trending topics do Twitter, figura a hashtag #EcuadorEnEmergencia, com relatos de moradores do país sobre o caos que se instalou por lá devido ao novo coronavírus, principalmente na cidade portuária de Guayaquil.

Sistema de saúde do Equador dá sinais de colapso por conta do coronavírus – Crédito: Vicente Gaibo Del Pino / Reuters

Corpos deixados às ruas, mortos sendo incinerados em praça pública, e o sistema de saúde que simplesmente entrou em colapso e já não suporta receber mais pacientes. Nesta quarta-feira, 1º de abril, o Governo do Equador anunciou que removeu 150 cadáveres de várias casas de Guayaquil nos últimos três dias. As autoridades ainda não confirmaram quantas dessas vítimas foram mortas pela covid-19.

Segundo informações do G1, o porta-voz Jorge Wated falou com a imprensa internacional e reconheceu as falhas do “sistema funerário” em Guayaquil, o que fez com que o serviço dos médicos legistas e das funerárias não atendessem rapidamente aos casos de mortes nas residências no meio do toque de recolher de 15 horas estabelecido no país.

Apesar do colapso na cidade portuária, o vice-presidente regional Otto Sonnenholzner afirmou em conferência com a imprensa que a intenção do governo é que todos os mortos, sejam pela covid-19 ou não, tenham “um enterro digno, acompanhado por um representante da religião que professam”.

Até o momento, a cidade de Guayaquil seria o epicentro do novo coronavírus no Equador, com 2.758 infectados e 98 vítimas fatais desde 29 de fevereiro.

As imagens que circulam nas redes sociais são fortes. Internautas equatorianos compartilham sem parar fotos e vídeos da situação nas ruas do país pela hashtag #EcuadorEnEmergencia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *