Corte no Bolsa Família do Nordeste é suspenso pelo STF

Por Fernando Brito, editor do TIJOLAÇO

O ministro Marco Aurélio, ao suspender por liminar os cortes efetuados pelo Governo Federal mostrou até onde vai o ódio de Jair Bolsonaro ao povo pobre que não se curvou a ele nas eleições,

Os governadores “de paraíba” – Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. – haviam pedido que os cortes fossem suspensos até que a União explicasse porque Nordeste recebeu 3% dos novos benefícios enquanto Sul e Sudeste tiveram 75% das novas concessões.

O Nordeste, é de lembrar, tem 40% das famílias em situação de extrema pobreza no país. Marco Aurélio frisou em seu despacho que “não se pode conceber comportamento discriminatório da União, em virtude do local onde residem
brasileiros em idêntica condição. A diferença numérica aludida pelos autores sinaliza desequilíbrio tanto na concessão de novos benefícios quanto na liberação daqueles já inscritos na Região Nordeste. A postura de discriminação, ante enfoque adotado por dirigente, de retaliação a alcançar cidadãos – e logo os mais necessitados –, revela o ponto a que se chegou, revela descalabro, revela tempos estranhos”.

Dias atrás mostrei aqui uma reportagem do Globo Rural sobre o drama de famílias maranhenses atingida pelos cortes de Bolsonaro.

Vale a pena se indignar, outra vez, com o que se faz contra pessoas indefesas e necessitadas em nome de ódios políticos. A decisão de Marco Aurélio, ao menos, nos dá esperança de que isso possa ser impedido.

Mas revela um quadro de desgoverno do qual , em post próximo, vou tratar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *