Sarney Filho diz a cabo eleitoral que está pendurando as chuteiras na política

Por Djalma Rodrigues

Um conhecido cabo eleitoral do atual secretário de Meio Ambiente do governo do Distrito Federal, ex-deputado federal Sarney Filho, afirmou ao blogue nesta sexta-feira que o ex-parlamentar havia lhe confidenciado na quinta-feira, que está abandonando a carreira política, depois de 10 mandatos, sendo um de deputado estadual e nove como deputado federal.

Conforme o aliado de Sarney Filho, o ex-deputado também lhe confidenciou que só voltaria a disputar um mandato se fosse o de governador do Distrito Federal. Sarney Filho ficou sem mandato ano passado, quando perdeu a disputa para o Senado. Ele estreou na política em 1978, quando se elegeu deputado estadual.

Carreira política

Sarney Filho iniciou sua trajetória na vida pública ainda jovem pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), em 1970. Eleito deputado estadual pelo Maranhão em 1978, migrou para o Partido Democrático Social (PDS) e foi eleito para o seu primeiro mandato de deputado federal em 1982. Por ocasião da sucessão presidencial deflagrada ao final do governo João Figueiredo, deixou o partido em 1986 e ingressou no Partido da Frente Liberal (PFL), atual Democratas (DEM), e foi reeleito em 1986, 1990, 1994, 1998 e 2002.

Afastou-se do mandato para ocupar os cargos de Secretário para Assuntos Políticos do Estado do Maranhão, em 1988 e entre 1989 e 1990, e de Ministro do Meio Ambiente no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1 de janeiro de 1999 e 5 de março de 2002, após o rompimento de seu partido com o governo.

Desde 2005, está filiado ao Partido Verde (PV) e foi reeleito em 2006, 2010 e 2014.

Em maio de 2016, assumiu novamente o cargo de Ministro do Meio Ambiente, no governo interino de Michel Temer. Em abril de 2018, deixou o ministério para se candidatar ao Senado Federal pelo Maranhão. No entanto, terminou a disputa em terceiro lugar, com aproximadamente 13% dos votos. No segundo turno, Sarney Filho declarou apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PSL) na corrida presidencial. Em novembro de 2018, foi anunciado para chefiar a pasta do Meio Ambiente, do governo do Distrito Federal. O convite foi feito pelo governador eleito, Ibaneis Rocha. (MDB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *