Ficou para a próxima sexta-feira

Recesso dos vereadores de Araioses começa na próxima sexta-feira, após a votação da LOA 2020 e da lei que autoriza concurso público.

Vereadores e representas do jurídico da prefeitura se reúnem após a sessão de hoje no gabinete da Presidência da Câmara

O recesso dos vereadores de Araioses que estava previsto ter início hoje (17), foi adiado para a próxima sexta-feira, dia 20, após a votação da LOA 2020 e do Projeto Lei nº 645/2019 que dispõe sobre a criação de cargos de provimento, através de concurso público.

Logo no início da sessão o presidente da Câmara, vereador Alex do Giquiri colocou em regime de urgência a votação do PL que cria os cargos, porém surgiu o primeiro embate, uma vez que os vereadores da oposição argumentaram que o projeto tinha como propósito reduzir os salários dos professores, já que na documentação encaminhada pelo prefeito, quem fizer o concurso para professor sabe que – se aprovado – ganhará por mês apenas R$ 1.278,78.

Esse tema levou a uma grande confusão que dá rua dava para ouvir as discussões e até gritos de vereadores exaltados, o que fez pensar que alguém poderia sair da falação para as tapas.

Na hora da votação a maioria dos vereadores votou contra aprovação da lei em regime de urgência.

O vereador Júlio César, secretário da Mesa Diretora argumentou que o projeto não mexe no salário dos professores da prefeitura, porém os vereadores da oposição em especial Arnaldo Machado continuava a insistir que sim.

Sobre a LOA 2020 houve várias críticas ao seu formato, principalmente pelo exagero de verba para determinadas pastas em detrimento da educação. Mas sobre isso outra postagem será feita abordando apenas esse assunto.

Ao final da reunião os vereadores, o procurador do município e advogados se reuniram no gabinete do presidente, onde ficou acertado que o Projeto Lei nº 645/2019 e a LOA 2020 serão votados na próxima sexta-feira, após mudanças que serão realizadas pela equipe da prefeitura.

Se nenhum obstáculo for criado, os vereadores entraram em recesso retornando em fevereiro de 2020, salvo convocação extraordinária para deliberarem sobre alguma lei.

Em tempo: Em próxima postagem sobre o PL que ficou para ser votado na sexta-feira publicarei quais as funções e o valor do salário. Porém os R$ 1.278,78 oferecidos como salário para um professor, mostra de forma muito clara que o prefeito Cristino Gonçalves não dá a mínima para a educação de nossos estudantes.

Assista abaixo o vídeo onde alguns vereadores elevam o tom de suas falas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *