Justiça promove Casamento Comunitário para dezenas de casais em Araioses

O evento foi realizado nas dependências da APAE de Araioses.

Mais de 80 casais realizaram o sonho de reconhecimento de suas uniões através do casamento comunitário realizado ontem (2), pela manhã, em bela solenidade realizada na APAE de Araioses. O evento foi promovido pela Dra. Jerusa de Castro Duarte Mendes Fontenele Vieira – Juíza da 2ª vara da Comarca de Araioses.

Foi com certeza um momento muito especial para dezenas de casais que já viviam juntos, mas não tinham suas uniões oficializadas.

Os casais foram chamados um a um para assinarem a documentação e em seguida a Dra. Jerusa e o Dr. Marcelo Fontenele Vieira – Juiz da 1ª Vara da Comarca de Araioses procederam ao ritual de casamento dos cônjuges que moram na sede da cidade de Araioses e de várias outras localidades da zona rural.

Os casamentos comunitários foram criados em 1989 pelo desembargador Jorge Rachid – quando esse era gestor da Corregedoria de Justiça do Maranhão – com grande aceitação social. Aqui em Araioses essas solenidades são realizadas desde 2010.

Proteção da família

Para Dra. Jerusa o evento tem como objetivo “promover a proteção da família e a inclusão social através da regularização do estado civil dos casais em situação de hipossuficiência econômica, conforme previsto no art. 226, § 3º da Constituição Federal e no art. 1.512 do CC, Lei 10.406 de janeiro de 2002”, afirma a Dra. Gerusa sobre o Casamento Comunitário, um dos pilares da Corregedoria Geral da Justiça. Com a ação, casais que já vivem juntos tiveram a oportunidade de oficializar a união.

Ao final da solenidade de casamentos foram sorteados alguns presentes entre os recém-casados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *