O Rio Parnaíba é do Piauí quanto o é do Maranhão

Até a revoadas dos guarás que ocorre numa ilhota localizada próximo a Ilha do Caju e Morro do Meio – em pleno território araiosense – é colocada para os turistas como sendo de Parnaíba/PI – Foto: Reprodução

Thyell Oliveira em resposta a um comentário de José Fábio sobre Rio Parnaíba disse que esse é genuinamente piauiense, que é o segundo maior do nordeste e ele nasce no Piauí.

A polêmica surgiu após eu ter compartilhado no meu Facebook o post: Sobre o óleo nas praias araiosenses secretário diz não há motivos para alardes publicado ontem (18) no meu blog.

Thyell Oliveira em sua página do Facebook diz ser de Castelo/PI e que mora na cidade de Parnaíba, porém em que pese todo seu esforço em colocar o Rio Parnaíba como genuinamente piauiense, nessa atitude mostra ele desconhecer a História e a Geografia, pois o rio não nasce no Piauí ou pelo menos somente nesse estado.

Cometário de Thyell Oliveira contraria a História e Geografia

Na verdade ele nasce na Serra da Tabatinga e Chapada das Mangabeiras (no limite entre os estados da Bahia, Maranhão e Tocantins). O Rio Parnaíba tem origem na união das águas dos rios Curriola, Lontras e Águas Quentes. Em outras fontes incluem além dos estados já citados também o Piauí.

Na verdade, apesar do sentimento separatista de Thyell Oliveira, ele não separa e sim une o estado do Maranhão ao do Piauí. União que devíamos ter entre nós na defesa do nosso rio como a tudo que ele pertence.

O que me fez manifestar mais uma vez meu descontentamento – assim como a Fábio José também – foi o fato corriqueiro e repetitivo de a mídia regional (pode incluir a do Maranhão também) e nacional ignorar Araioses, como dono do território que esses colocam como sendo de Parnaíba e diminuir o rio como se ele devesse seu nome à bela cidade piauiense.

Essa histórica injustiça feita a Araioses não se deve por somente na conta dos parnaibanos que usam e abusam do que é nosso – como se fosse deles – mas também de seus filhos que não se amam e muito menos amam sua esquecida e humilhada cidade mãe.

Ninguém ama Araioses como eu e uns poucos de seus filhos.

O Rio Parnaíba, também conhecido como Velho Monge, é um curso de água que divide politicamente os estados do Maranhão e do Piauí. É o maior rio genuinamente nordestino sendo navegável em toda sua extensão.

1 pensou em “O Rio Parnaíba é do Piauí quanto o é do Maranhão

  1. Mais o que tem a minha origem a haver com tudo isso o rio nasce no parque das nascentes que divisa quatro estados ele tem uma importância para o nordeste isso é relevante tanto o Maranhão como o Piauí tem muito a crescer para o bem de seu povo mas o Piauí tem as suas belezas naturais assim como o Maranhão também o rio nasce em um território que corresponde ao Piauí o delta é do Parnaíba o rio Parnaíba e tão importante para o nordeste como a Serra da capivara e para o mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *