Sobre o óleo nas praias araiosenses secretário diz não há motivos para alardes

O secretário de Turismo e Meio Ambiente de Araioses, Robson Medeiros tem mantido contato comigo sobre o trabalho que está sendo feito para identificar e retirar o óleo que já atingiu também o nosso litoral, como já ocorrido em várias praias de todo o Nordeste.

Segundo ele não há motivos para alardes, pois após um sobrevoo feito por um helicóptero da Marinha, não foi identificado óleo no mar. Disse que o que tem de óleo, já está em terra e que não há motivos para alardes.

Robson também se queixou na falta de infraestrutura para enfrentar o problema, já que a equipe não dispõe do que precisa, que o material que está sendo usado é pouco e que é da Marinha, do ICMBio e dos Bombeiros.

Imagem feita em praia de Tutoia

A capacidade de ação é bem reduzida e que estão tá fazendo uma campanha para arrecadar dinheiro para comprar os GPIs, óculos, sacos de lixo, porque a própria Marinha e o Ibama não estão em condições de suprir essas necessidades até porque o fato é bem isolada e que ninguém poderia imaginar que isso viesse ocorrer um dia.

O secretário não fez nenhuma alusão sobre qual a parte da Prefeitura de Araioses nesse caso, pois já que uma campanha está sendo feita para arrecadar fundos para comprar itens de uso na localização, proteção solar e armazenamento de óleo retirado imagina-se que a situação pode está nada boa.

Sobre o noticiário regional e nacional sobre o assunto, lamenta-se mais uma vez que Araioses seja esquecida como dona maior do Delta do Parnaíba.

Nos créditos, até a Ilha das Canárias, que fica em território araiosense é colocada como sendo do Piauí. Em tudo que foi mostrado até agora apenas o momento em que o Jornal Nacional mostrou um pequeno depoimento de Robson Medeiros o crédito estava correto, pois dizia ser ele secretário de Turismo e Meio Ambiente de Araioses.

Certamente não ia ficar nada bem dizer que ele exercia essa função na prefeitura de Parnaíba.

Para o bem da verdade e que a justiça seja feito que fique bem claro: O Delta do Parnaíba não é da cidade de Parnaíba/PI. Ele está quase todo localizado em território maranhense e em maior parte dentro de Araioses.

Parnaíba é que deve seu nome ao Rio Parnaíba. Séculos antes de a cidade existir já existia o Rio com esse nome.

Óleo encontrado na praia da Ilha do Passeio – Foto enviado ao blog por um pescador

Óleo encontrado na orla da Ilha de Canárias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *