Homem de palavra em Araioses é uma espécie em extinção

O Ex-prefeito Zé Tude era reconhecido por ser um homem de palavra

Estive recentemente presente em uma roda de conversas sobre Araioses onde o assunto – e não poderia ser diferente – foi sobre as possíveis candidaturas a prefeito na eleição de 2020.

Para não prolongar o post, apenas alguns itens que tiveram destaques a começar pelo fato de que embora existam, mas de 20 pré-candidatos a prefeito de Araioses, fora o Remi Trinta do grupo de Luciana Trinta e de Valéria do Manin do grupo do pai Manin Leal, dos restantes nenhum foi colocado como uma alternativa a ser levada a sério.

E vejam que um dos argumentos levado em consideração foi o de que essas lideranças não mereciam crédito de possíveis aliados, principalmente por não serem homens de honrar a palavra.

Sobre esse conceito, pessoalmente, nem Remi Trinta nem Manin Leal são merecedores de crédito no que diz respeito a palavra empenhada.

De volta aos meus afazeres fiquei matutando sobre tudo o que ouvi e com tristeza cheguei à conclusão de que homem de palavra em Araioses é uma espécie em extinção.

Lógico, que nessa hora vem na memória à lembrança de homens como José Cardoso do Nascimento – o Zé Tude, Leônidas Quaresma e Padre Flávio que essa geração mais nova, em especial a juventude, não sabe quem foram nem o que fizeram.

Em tempo: logo após esse encontro visitei uma amiga e lá estava ela na companhia de um comerciante de Araioses, que tempos atrás prestou serviço para uma empresa do Estado do Maranhão.

E aí acabei falando do encontro que eu participara e do descrédito da classe política de Araioses.

Foi aí que ele relembrou um fato passado ocorrido no primeiro mandato de Zé Tude como prefeito de Araioses, ocorrido de 1º de Janeiro de 1977 a 31 de dezembro de 1982.

Primeiro ele disse que nunca votou em Zé Tude, mas que nessa época a moto – da empresa maranhense – em que trabalhava estava precisando trocar os pneus. E foi aí que o prefeito mandou ele ir uma semana depois a Parnaíba/PI, que ele iria resolver o problema e marcou até hora e local do encontro.

Uma semana depois lá estava nosso amigo a esperar Zé Tude que as 9:00 h em ponto – a hora marcada – o prefeito chegou já com os pneus da moto, como havia prometido.

1 pensou em “Homem de palavra em Araioses é uma espécie em extinção

  1. Seu Zé Tude realmente era um homem de palavra. Nesse último mandando dele eu organizei alguns campeonatos aqui JP e lhe pedi a premiação ele simplesmente perguntou o dia da final .A véspera da final fui falar com ele mas não consegui . estava preocupado pensando o que fazer foi quando por volta das 6 da tarde sai fora na rua e vi um caro vindo devagarinho quando chegou perto era ele procurando a casa de minha mãe (nessa época morava com minha mãe) me entregou a premiação da competição que era na manhã seguinte aquele sim que era um homem de palavra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *