Não só no seu dia, mas em todos os professores merecem respeito

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Paulo Freire

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.

Wikipédia

Já faz muito tempo que a mãe de todas as profissões não tem mais o valor que merece e que lhe devemos. Ser professor hoje no Brasil é um desafio e tanto para viver com dignidade, num País que não vêem na educação a principal ferramenta para o desenvolvimento e soberania.

Em Araioses ser professor é ter que aguentar conviver com a incerteza e a insegurança protagonizada por gestores que odeiam a educação e tem nos professores não parceiros, mas inimigos pelo simples fatos desses externarem – em situação de extrema necessidade – a revolta por salários, atrasados, condições indignas de trabalho e uma série de direitos não respeitados.

Aqui o prefeito Cristino Gonçalves – por comodidade – antecipou para ontem, dia 14, a data não para ser comemorada, mas para prolongar o final-de-semana dos seus que nem aqui residem.

Mas como ocorre a cada quatro anos, já está bem próximo dos professores araiosenses serem altamente valorizados.

É só esperar os discursos da campanha eleitoral que vem aí para conferir.

Essa gente tem que entender que não só no seu dia, mas em todos os professores merecem respeito.

Em tempo: A frase “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” fez parte do discurso de um vereador na hora dele falar sobre o dia dos professores hoje (15), na sessão da Câmara que no momento está sendo realizada no Auditório da APAE, porém o seu autor Paulo Freire, não foi citado pelo edil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *