Novo Curso de Medicina da UemaSul terá 40 vagas no 2º semestre de 2020

Uma das grandes novidades para esta edição do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2020) é o curso de Medicina, que será ofertado pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul). As provas da primeira etapa serão realizadas no dia 20 de outubro; e da segunda etapa, no dia 24 de novembro de 2019.

A criação do curso de Medicina representa o fortalecimento das políticas públicas de saúde e educação na Região Tocantina e contempla a meta 14 do Plano de Governo proposto pelo governador Flávio Dino, que abrange a melhoria da saúde e o aumento do número de médicos no Estado. “Com essa responsabilidade, fortalecemos a expansão da UemaSul e consolidamos o nosso protagonismo regional”, afirmou o vice-reitor da instituição, Expedito Barroso.

O PAES deste ano já contempla o novo curso, onde serão ofertadas 40 vagas para ingresso no segundo semestre de 2020. “Os últimos detalhes estão sendo ajustados para receber a primeira turma do nosso curso de Medicina. Todas as questões relacionadas ao corpo docente, estrutura e as demais questões pedagógicas já foram encaminhadas e temos a certeza de que estamos construindo uma graduação que será referência”, afirmou a presidente da Comissão de Implantação do curso de Medicina, professora Sheila Elke Araújo.

Referências

O processo de implantação do curso de Medicina buscou se referenciar em outras universidades que trabalham com as Metodologias Ativas, uma prática pedagógica que tem como foco o aluno e o amplo desenvolvimento de suas capacidades de aprendizagem, resolutividade e autonomia.

Em novembro do ano passado, a UemaSul promoveu o Seminário Internacional de Formação Médica reunindo instituições de Ensino Superior nacionais e estrangeiras que compartilharam e discutiram as diversas experiências nas graduações em Medicina.

Na reta final para o funcionamento do curso, a Comissão de Implantação realizou visita técnica às escolas de medicina instaladas no interior do estado do Rio Grande do Norte e de Pernambuco.

“Visitamos a Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, localizada em Caicó, e o curso de Medicina do Núcleo de Ciências da Vida da Universidade Federal de Pernambuco campus Agreste, que apresentam uma proposta de educação médica bem semelhante à proposta do Curso de Medicina da UemaSul”, informou a diretora do curso de Medicina, Michele Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *