Alunos do Iema são medalhistas na etapa estadual da Olimpíada de Física

Estudantes maranhenses participantes da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras

O resultado da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras foi divulgado na segunda-feira (20) e, pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) teve turmas premiadas, nacionalmente, com medalhas de ouro, prata e bronze.

Ao todo, 11 turmas do Iema receberam medalhas nacionais, sendo a unidade plena de São José de Ribamar medalhista de ouro; turmas da UP Coroatá, Pindaré-Mirim e São José de Ribamar medalhistas de prata; e turmas de Axixá, Coroatá e Timon medalhistas de bronze.

Em âmbito estadual, oito turmas foram medalhistas de ouro (Coroatá, Pindaré-Mirim, São José de Ribamar e Timon), quatro turmas medalhistas de prata (Axixá, São Luís e Timon) e sete turmas medalhistas de bronze (Axixá, Bacabeira, Santa Inês, São Luís e Timon).

“Estou me sentindo realizado após conquistar a medalha de ouro. Me subestimei algumas vezes. Só tenho a agradecer a todos os professores que me apoiaram”, disse o estudante de eletromecânica da UP São José de Ribamar, Cristian Muniz dos Santos.

Para o reitor do Iema, Jhonatan Almada, o planejamento e gestão de políticas educacionais exige avaliação permanente para dar continuidade ao que deu certo e corrigir aperfeiçoar os objetivos.

“Os resultados que o Iema obtém, consecutivamente, são fruto desse processo de construção e implementação de uma política educacional exitosa e que, de fato, atinge resultados que nos tornam referência positiva no âmbito da educação pública, mostrando que, mesmo em uma conjuntura adversa e até ofensiva contra a escola pública, nós conseguimos alcançar e apresentar resultados e demonstrar que é possível fazer”, afirma o reitor.

No ano passado (2018), a competição envolveu mais de 250 mil alunos de 29 países, sendo 80 mil brasileiros de todos os estados do país. A prova é aplicada em dez idiomas diferentes. No Brasil, a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – instituição cujo objetivo é estimular o interesse entre os estudantes pela Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fonte: Iema 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *