Alunos do IEMA participaram de seletivo para intercâmbio na Argentina e Dinamarca

Reitor Jhonatan Almada conversa com estudantes

A manhã deste sábado (18) foi especial para um grupo composto por mais de 150 alunos do Instituo Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Eles participaram do seletivo que classifica para o IEMA no Mundo, programa de intercâmbio do Instituto. Estudantes de todas as 13 unidades plenas, selecionados previamente, concorreram às duas vagas de intercâmbio ofertadas via edital.

As provas foram realizadas na UP de São Luís/Centro. O primeiro teste foi escrito: prova de inglês para quem vai para a Dinamarca; prova de espanhol para quem vai para a Argentina. Participaram da prova oral os que pontuaram na prova escrita. Grande parte dos estudantes estava acompanhada pelos pais, mas mesmo assim não faltou gente nervosa.

Diretor Elinaldo Silva e reitor Jhonatan Almada conversam com mãe de aluna

Thais Fé Nascimento, 16 anos, do curso técnico em serviço jurídico, da UP SLZ, temia não entrar na sala onde o teste seria aplicado porque não levou a identidade, mas apresentou outro documento com foto e tudo deu certo. “Muitos gostariam de ter esta oportunidade que o IEMA está proporcionando e não têm. Venci mais um desafio antes da prova”, disse sorridente.

Esta é a terceira edição do IEMA no Mundo. Desta vez foram ofertadas duas vagas em parceria com a empresa Via Mundo: uma para a Dinamarca e a outra para a Argentina. O diretor de Ensino do IEMA, Elinaldo Silva, falou sobre o seletivo deste sábado. “É um programa de extrema importância porque, além de possibilitar a aquisição de uma segunda língua, nosso estudante quando volta traz um repertório cultural riquíssimo, o que faz uma enorme diferença na vida pessoal e profissional de cada um deles”.

Entusiasmado, o professor de física da unidade plena de Brejo Fábio Sousa acompanhou os alunos da UP na realização do teste. “São alunos bons, têm boas notas em português e matemática e se destacam em inglês e espanhol”.

A estudante Keizy Alleyssa, o reitor Jhonatan Almada e Maria dos Anjos, mãe da aluna

“O IEMA é um sonho na minha vida e agradeço a Deus todos os dias por estudar nesta escola”, disse Suellen Jhoyna de Oliveira, da UP Brejo, sob o olhar atento do professor Fábio.

Keizy Alleyssa Pouso Dutra, do curso técnico em eletrotécnica, veio da UP Axixá acompanhada pela mãe, Maria dos Anjos Sousa Pouso. “É o sonho da minha filha esse intercâmbio. Se é dela, é meu também, por isso ela tem meu total apoio. Estou aqui torcendo, cheia de expectativas para que ela seja aprovada”, conta a mãe.

Luís Paulo Cantanhede Marques, 16 anos, do curso técnico em serviços jurídicos, também da UP Axixá, fez a prova escrita de espanhol. “Estou muito confiante e acho que vou conquistar a vaga. Estudei bastante, me dediquei bastante na preparação”.

O reitor do IEMA, Jhonatan Almada, conversou com os estudantes após a prova escrita e desejou boa sorte na prova oral. Almada pediu aos alunos que preservem, conservem e defendam as unidades da escola, o Instituto. “Falei com eles sobre preservar, conservar e defender o Instituto, o que é necessário para que cheguem ao intercâmbio. Se não estiver tudo bem com a escola, inclusive os prédios, o intercâmbio não terá sentido”.

Ao final do dia, era grande a expectativa dos alunos e familiares em torno dos resultados das provas. Mas o resultado final só será divulgado nesta segunda-feira (20), conforme o Edital Nº 8.

IEMA Bilíngue

Com o objetivo de nivelar o conhecimento dos estudantes, o IEMA desenvolve o programa IEMA Bilíngue, que começa com a ampliação da carga horária do inglês e do espanhol e seleção de professores fluentes. As avaliações incluem o português e a matemática. A primeira etapa do IEMA Bilíngue consiste na avaliação das notas em língua portuguesa, matemática e das línguas estrangeiras.

Reitor Jhonatan Almada com grupo de estudantes

Fotos e texto de Bento Leite

Fonte: IEMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *