Iema no Mundo abre nova oportunidade de intercâmbio

Estudantes maranhenses embarcam para programa de intercâmbio promovido pelo Governo do Estado

Por Cíntia Lima

Uma nova oportunidade de intercâmbio internacional para alunos da rede pública foi aberta, nesta terça-feira (30), pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Os beneficiados são alunos das 13 unidades do Instituto que poderão cursar, por meio do programa Iema no Mundo, 10 meses de high school na Argentina e na Dinamarca com todas as despesas pagas por meio de uma bolsa de estudo concedida pela empresa Via Mundo.

As inscrições, que iniciam nesta terça-feira (30), seguem até o próximo domingo (5). O resultado parcial da primeira etapa acontece na terça-feira seguinte (7). Em seguida, os candidatos aprovados passarão por teste de inglês ou espanhol e receberão o resultado final no dia 20 de maio.

Para concorrer a uma vaga, o candidato deve ser estudante de uma das treze unidades plenas do Instituto, estar regularmente matriculado em 2019 na segunda série. Além de ter obtido média igual ou superior a 8, nas disciplinas de matemática, língua portuguesa e inglês ou espanhol. Possuir 98% de frequência no primeiro período do ano letivo e ter consentimento dos pais ou responsáveis para a realização do intercâmbio. As inscrições poderão ser realizadas no site do Iema (www.iema.ma.gov.br) por meio de preenchimento do formulário de inscrição.

De acordo com o reitor do Iema, Jhonatan Almada, é importante continuar avançando na implementação dos programas de intercâmbio. “O Iema possui uma experiência consolidada de internacionalização com os programas Iema no Mundo e o Mundo no Iema e, para continuarmos avançando na implementação desses programas, firmamos mais uma parceria com a iniciativa privada com a empresa Via Mundo que nos tem apoiado desde o início na internacionalização”.

O reitor disse que o programa Iema no Mundo democratiza as oportunidades para a juventude maranhense. “Ficamos muito felizes de possibilitar aos nossos estudantes a oportunidade de realizar um intercâmbio internacional e de cursar parte do ensino médio no exterior em parceria com a empresa de intercâmbio Via Mundo”, acrescentou.

Por meio do programa Iema no Mundo, em 2017, sete jovens permaneceram, durante seis meses, fora do Brasil, dois na Argentina, três no Canadá, um na Alemanha e um nos Estados Unidos.

Em 2018, embarcaram para cursar um semestre de high school 21 alunos, sendo 10 para aprender a língua inglesa nos Estados Unidos e dez no Canadá. Uma estudante embarcou para a Argentina para o aprendizado do espanhol. Está em desenvolvimento a primeira edição do programa O Mundo no Iema, que funciona, incialmente, em fase experimental e segue, durante o primeiro semestre letivo deste ano, recebendo na unidade plena São Luís/Centro uma jovem intercambista da Argentina.

Fonte: Iema 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *