Governo realiza mapeamento de potencialidades de desenvolvimento e produção em Araioses

Equipe da Aged durante levantamento das necessidades e potencialidades produtivas em Araioses

Visando fomentar o desenvolvimento social e econômico da cidade de Araioses, o Governo do Maranhão – por meio de uma ação conjunta da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA) com as Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz), de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e da Indústria, Comércio e Energia (Seinc) – realizou atividades voltadas para o levantamento de necessidades e potencialidades do município como forma de identificar a melhor maneira de contribuir para o crescimento da cidade e desenvolvimento da população.

A ação faz parte também do Plano Mais IDH, uma iniciativa criada pelo Governo do Maranhão para reverter e elevar os Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) nos 30 municípios com indicadores sociais mais frágeis do Maranhão.

Na ocasião, a Aged/MA observou as potencialidades na produção e cultivo de caranguejos e ostras, além de seus produtos e subprodutos, conheceu as técnicas utilizadas para extrativismo e como é realizado o trânsito dessas mercadorias na região. A partir deste estudo, será realizado um plano de ação contemplando as necessidades no que tange a capacitações, agroindústrias, regularizações e comercialização, visando desenvolver este potencial produtivo e alavancar os índices sociais do município.

“Essa ação é de suma importância para o município bem como para nós da Aged, ainda mais porque o trabalho será feito de forma cooperada e poderá suprir necessidades de vários setores. Vamos trabalhar na questão do beneficiamento da matéria prima dos caranguejos e ostras, capacitações a esses produtores e no fomento as agroindústrias”, explicou o fiscal estadual agropecuário Marcelo Falcão, que acompanhou o mapeamento realizado no município.

Fonte: AGED

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *