“Somos todos capazes”, diz aluno da rede estadual aprovado com destaque no Enem

Com 18 anos de idade, o jovem Erik Rafael Dias Rates só tem motivos para comemorar. Egresso do Centro de Ensino Estado do Rio Grande do Norte (C.E.E.R.G.N), em São Luís, Erik obteve 593 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conseguiu ser aprovado com êxito em 2º lugar para o curso de Física da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O estudante conta que estudou da 1ª série até o último ano do ensino médio na mesma escola e que teve dificuldades ao longo de sua carreira no ensino público. Entretanto, ele avalia que o ensino na rede estadual de educação do Maranhão vem melhorando nos últimos anos.

“A rede estadual mudou na minha escola. Antigamente nem lanche a gente tinha e agora tem todo dia. Além disso, disponibilizaram ar-condicionado nas salas. Enfim, mudou principalmente a questão da estrutura da escola”, ressalta.

Erik Rates garante que o fato de “ser de escola pública não o fez inferior” e que “é possível que pessoas provenientes da rede estadual tirem notas bem altas nos vestibulares”.

Agora ele se prepara a para um novo desafio: a faculdade. “A expectativa agora é de não parar. Continuar estudando e dando o melhor de mim porque o desafio agora é ainda maior, a  responsabilidade é ainda maior”.

1º lugar

Rômulo Cruz, aluno aprovado com destaque no Enem

Outro aluno do Centro de Ensino Estado do Rio Grande do Norte que também se deu bem no Enem 2018 foi Rômulo Victor Silva Cruz Araújo, aprovado em 1º lugar no curso de Física, mas nesse caso para estudar na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Rômulo Cruz conta que teve apoio dos professores da rede estadual, que se mobilizaram em prol das classes de terceiro ano para que elas tivessem oportunidade nos vestibulares.

“Isso demonstra que a educação, em parceria com uma boa gestão, torna-se o braço forte para excelentes mudanças”, avalia o aluno.

O estudante agradece o apoio dos pais, que apesar das dificuldades, “sempre deram prioridade ao estudo dos filhos”. Ele acredita que a gestão do governador Flávio Dino, que vem priorizando o setor educacional no Maranhão, deve melhor ainda mais os números da educação no Estado.

“A minha vontade é que alunos de escolas públicas ocupem cada vez mais as vagas nas universidades, porque todos somos capazes”, afirma Rômulo.

Detentos aprovados

O Maranhão também conquistou feito inédito ao conseguir a aprovação de 431 internos no Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) 2018.

Em São Luís, a Unidade Prisional de Ressocialização São Luís 2 (UPSL2) foi a que mais aprovou, chegando a 69. A UPR de Balsas foi a que obteve melhor êxito no interior do Maranhão, com 23 aprovações.

Felipe Ferreira

Foto: Arquivo pessoal

Fonte: Secap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *