No PPA que o prefeito encaminhou para ser aprovado na Câmara, Araioses é do Piauí

É falta de respeito, porém com tantos piauenses na prefeitura de Araioses nada demais eles ignorarem a sigla do Estado do Maranhão

Canárias já foi tomada pelos parnaibanos e pouca influência tem Araioses sobre os moradores daquela ilha

No Plano Plurianual (PPA), que o prefeito encaminhou para ser aprovado pelos vereadores araiosenses, na documentação que foi debatida ontem (07) na Câmara, Araioses consta como sendo um município do Estado do Piauí.

O PPA, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.

O fato de Araioses constar como uma cidade do Piauí na documentação encaminhada pelo prefeito Cristino Gonçalves não é novidade, pois não é a primeira vez que um documento oficial do município se torna público com esse erro territorial.

Isso ocorre porque esses projetos e programas são copia de outros e no caso de Araioses passa despercebido porque quem os copia são gente do Piauí e acostumados com a sigla de seu estado, não veem nisso nada demais.

Porém, ainda tem outro ângulo que deve ser explorado na análise desse tema. Para muitos parnaibanos Araioses deveria fazer parte de seu território, para que a dominação sobre o que é nosso seja oficial.

No mapa, Araioses ainda pertence ao Maranhão, porém na prática quem se beneficias com suas riquezas são os piauienses de Parnaíba, como o nosso Delta, quase todo em território maranhense

E em parte, na prática, Araioses, já não nos pertence. Canárias, por exemplo, já é deles como também já o é o resto de nosso.São os parnaibanos que ditam as regras no que é nosso.

O que Araioses produz de pouco nos serve. O caranguejo é deles, os peixes e o camarão também.

E assim procede com o leite, com os serias, com o pó da carnaúba, entre muitos mais.

E o que dizer de nosso maior patrimônio natural – nosso Delta com toda a exuberância de suas belezas – que nada nos rende, mas faz a riqueza de parnaibanos que dele se apoderaram sem seque nos pedir licença?

O poema (veja abaixo) do poeta fluminense Eduardo Alves da Costa, que já foi tido com da autoria de outros diz muito sobre nossa omissa conduta, o que tem permitido essa situação de entrega e submissão.

Na primeira noite eles se aproximam

e roubam uma flor

do nosso jardim.

E não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem:

pisam as flores,

matam nosso cão,

e não dizemos nada.

Até que um dia,

o mais frágil deles

entra sozinho e nossa casa,

rouba-nos a luz e,

conhecendo nosso medo,

arranca-nos a voz da garganta.

E já não podemos dizer nada.

A culpa é dos parnaibanos?

Claro que não e essa situação só tende a piorar se não mudarmos nossa conduta de tamanho desprezo pelo que é nosso.

Também é verdade que no dia em que Araioses venha ter um gestor sensível a essa causa e respeitador dos compromissos que assume para chegar o poder, vai ajudar e muito a sairmos dessa condição de colônia de Parnaíba/PI.

Em tempo: Parnaíba quer nosso território e nossas riquezas, mas despreza os araiosenses que doentes e abandonados pelo poder público daqui, buscam socorro na rede hospitalar de lá, mesmo que seja bancadas com verbas do SUS, que é nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *