Dra. Jerusa realiza evento JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA na APAE de Araioses

A Dra. Jerusa de Castro Duarte Mendes Fontenele Vieira – Juíza Titular da 2ª Vara da Comarca de Araioses e profissionais da área multidisciplinar da APAE realizaram na manhã de hoje (29), uma palestra com o tema JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA, onde desenvolveram a temática da convivência familiar com foco na violência doméstica.

O evento foi realizado no auditório da APAE de Araioses e contou com a presença predominante de mulheres para quem Dra. Jerusa falou sobre o que é a violência doméstica e familiar.

Embora o histórico aponta que na maioria dos casos são as mulheres que sofrem dessa violência dentro de seus lares e nesse caso elas  tem o amparo da Lei Maria da Penha – a Lei nº 11.340/2006, houve quem questionasse se sendo o homem a vítima se ele também estaria também amparado.

Dra. Jerusa respondeu que embora haja quem entenda de que ambos os sexos podem está amparados, em seu entendimento a Lei Maria da Penha existe exclusivamente para proteger as mulheres desses abusos.

É entendido como violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, conforme definido na referida lei.

Tipos de violência contra a mulher

Mas o que poucos sabem é que a violência doméstica vai muito além da agressão física ou do estupro. A Lei Maria da Penha classifica os tipos de abuso contra a mulher nas seguintes categorias: violência patrimonial, violência sexual, violência física, violência moral e violência psicológica.

Uma caminhada que sairá amanhã, sexta-feira, as 8:00 horas do Fórum de Araioses com destino a APAE marcará o encerramento da jornada JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *