Após 30 anos de espera, agricultores familiares recebem título coletivo de terra durante Agritec Cerrado Sul

Governador Flávio Dino entrega Título Coletivo de Terra durante Agritec Cerrado Sul

Uma espera de décadas terminou nesta quarta-feira, 25, com muita festa e alegria para os agricultores e agricultoras da Associação dos Moradores do Povoado Mosquito, localizado no município de Pastos Bons, durante a Agritec Cerrado Sul, realizada em São Raimundo das Mangabeiras, Cerrado Sul do Maranhão.

Seu Pedro Silva Reis, presidente da associação, é um dos beneficiários e fala deste momento com profunda alegria e admiração ao Governo do Estado pelo rápido atendimento. “Hoje a gente sai desta Feira com o título de posse tão sonhado em nossas mãos. Agora podemos plantar, colher e desenvolver nossa produção em uma terra nossa, disse emocionado o agricultor.

Para o presidente do Iterma, Raimundo Lídio, contribuir com a regularização fundiária de diversas comunidades da região sul do Maranhão é extremamente gratificante.

Agricultores familiares beneficiados com o título coletivo de terra. Foto: Denise Lima

“Os agricultores e agricultoras familiares do povoado Mosquito, de Pastos Bons já lutavam há mais de 30 anos e o ITERMA dentro de um mês trabalhando no processo conseguiu dá uma resposta rápida a essa comunidade que sofria há tanto tempo. Hoje, eles saem daqui confiando no governo Flávio Dino e felizes com essa conquista,” disse Raimundo Lídio.

A Prefeita de Pastos Bons, Iriane Gonçalo ressaltou a importância do título coletivo de terra, afirmando, “que neste momento muitos agricultores estão realizando um sonho quase impossível. Com o título de posse eles poderão ter acesso às políticas públicas de desenvolvimento de suas produções, fortalecendo a economia local. Participar da entrega deste título é uma honra, disse a prefeita.

Dona Maria Rita, agricultora de 56 anos, fala deste dia, como o mais importante de sua vida. “A pessoa precisa do título para ter melhores condições de trabalho e segurança. O título definitivo é a garantia para conseguir recursos junto ao Governo. É uma satisfação, foram muitos anos esperando este momento”, comemora a agricultora.

Agritec Cerrado Sul

Presidente Raimundo Lídio e prefeita de Pastos Bons, Iriane Gonçalo, ao lado do presidente da associação. Foto: Denise Lima

A Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) é uma realização do Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cocais), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), os Movimentos Sociais (Fetaema, MIQCB, Aconeruq, Fetraf e MST) e a Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras.

A Feira acontece nos dias 24 a 26 de abril objetivando o conhecimento e o acesso às novas tecnologias para o agricultor e agricultora familiar da região. Cursos, oficinas e atividades práticas estão sendo realizados para que os agricultores rurais desenvolvam suas produções, fortalecendo a agricultura familiar do Estado.

Vários serviços estão disponibilizados aos visitantes da Feira, como: a emissão de documentos pessoais (RG e CPF), Cadastro Ambiental Rural (CAR), atendimento de várias secretarias de Estado, dentre outros serviços.

Por Denise Lima

Fonte: ITERMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *