Governo do Estado inaugura primeira unidade do VIVA/Procon no Aeroporto de São Luís

Unidade Viva/Procon-MA Aeroporto, inaugurada pelo Governo do Estado

O Viva/Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) inaugura nova unidade, desta vez, no Aeroporto Internacional Marechal da Cunha Machado, em São Luís. É a única unidade de emissão de RG, na América Latina, funcionando 24h por dia em um aeroporto.

A unidade está funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, sábado, domingo e feriados. No novo espaço, o cidadão receberá o seu RG em 30 minutos, com qualidade, conforto e segurança. Na solenidade, a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) inaugurou, também, a Central de Apoio ao Turista (CAT).

Nos guichês de atendimento do Viva/Procon-MA Aeroporto, o cliente terá acesso aos serviços de emissão de RG e outros oferecidos pelo Procon-MA e os de Cartório de Protestos.

Em parceria com a Sectur, nos três corredores, foram produzidos materiais gráficos para divulgação turística do Maranhão, com imagens de pontos turísticos e informações do direito do consumidor e cidadania.

O presidente do Viva/Procon-MA, Duarte Júnior, reforçou a importância dessa iniciativa pioneira. “Inauguramos um grande balcão de serviços, único na América Latina que vai funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir aos cidadãos e turistas acesso facilitado aos seus direitos, com todo conforto, qualidade e segurança”.

O vice-governador, Carlos Brandão, destacou a atuação da equipe do órgão para a disponibilização de mais esse serviço no Maranhão. “Quero agradecer a esse extraordinário trabalho realizado por Duarte Júnior e sua equipe, pois encararam o Viva/Procon como parceiros da sociedade. Antes, tínhamos apenas 5 unidades, com esta, que estamos inaugurando no aeroporto, completam 50, levando cidadania para mais pessoas”.

Presidente do Viva/Procon-MA, Duarte Júnior, ao lado do vive governador, Carlos Brandão, na inauguração da unidade

O superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária (Infraero), Sérgio Kennedy Soares, o trabalho conjunto com o Governo do Estado. “Nosso objetivo é fomentar cada vez mais a parceria, solidificar a prestação de serviços ofertados pelo governo, dentro do aeroporto, propiciando, assim, ao cidadão um atendimento de qualidade”.

Obras e Ação Civil Pública

Em 2016, por meio de ação civil pública, o Procon/MA requereu, como medida de urgência, a conclusão das obras de reestruturação e ampliação do Aeroporto Internacional de São Luís, em até 65 dias, conforme cronograma de obras elaborado pela Infraero, pois, de acordo com este órgão de administração aeroportuária, as obras deveriam ter sido concluídas em 17 de julho daquele ano e a entrega definitiva realizada em até 90 dias.

Em 2017, o órgão fiscalizou o aeroporto Internacional São Luís para averiguar o andamento das obras de ampliação. Em de janeiro do ano passado, as obras no aeroporto já haviam sido finalizadas, comprovando a informação por meio da apresentação do Termo de Recebimento da empresa responsável, a Construtora Todobras.

Central de Atendimento ao Turista

Vice-governador, Carlos Brandão e presidente do Viva/Procon-MA, Duarte Júnior, na inauguração da Unidade

Também inaugurada no Aeroporto, a Central de Atendimento ao Turista (CAT), tem como objetivo possibilitar que os turistas brasileiros e estrangeiros possam obter informações turísticas e formalizar reclamações.

“O serviço é importante, especialmente, durante os períodos em que os turistas visitam mais o Estado. Estamos desenvolvendo um trabalho para prevenir eventuais conflitos que possam surgir e elevar a satisfação do visitante”, explicou o Secretário Adjunto de Estado da Cultura e Turismo, Hugo Paiva.

Internet gratuita

Durante a solenidade, Duarte Júnior anunciou a instalação de outro serviço de importância social, cultural e econômica, o WI-FI Grátis no aeroporto.

O mesmo serviço já é oferecido na Rodoviária de São Luís, terminais de ônibus do São Cristóvão, Cohama, Distrito Industrial, nos Vivas Beira-Mar, Tocantins Shopping, Imperial Shopping, em Imperatriz, Shopping da Ilha, Biblioteca Pública Benedito Leite e Procon Sede.

Foram instaladas, também, mais de 100 torres de transmissão de tecnologia 3G e 4G em todas as regiões do estado, para melhoria e expansão dos serviços de telefonia e internet.

Por Pedro Aragão

Fonte: Procon-MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *