Já foi dato os primeiros passos para a criação do “PACTO PELA PAZ” em Araioses.

Secretaria de Estado de Segurança Pública promove primeira reunião para criação do Conselho Comunitário se Segurança Pública “Pacto Pela Paz” em Araioses.

Por deliberação do Secretário de Estado e Segurança Publica DR. JEFFERSON PORTELA, a Coordenação Executiva do “PACTO PELA PAZ” representada pelos Dr. Paulo Henrique, os Sargentos da Policia Militar Flavio de Jesus Duarte e Cesar Roberto Ferreira Cardozo e os Assessores Lenivaldo Severino e José Pinto Fernandes esteve em Araioses, e promoveu a primeira reunião para a criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública no município.

A reunião foi realizada no dia 07/02/2018, no horário das 09h00min na sede do Salão Paroquial, situado na Rua Sete de Setembro, s/n, Centro da cidade, e teve como organizador do evento, o Advogado DR. LEONEL PROCÓPIO DOS SANTOS, o qual fez a apresentação dos Coordenadores e agradeceu a presença de todos os convidados.

A reunião contou com a presença do Delegado de Polícia Civil de Araioses, Dr. Raphael Reis, do Comando da Policia Militar em a Araioses, representado pelo Sargento Daniel, do Chefe da Guarda Municipal de Araioses, Sr. Higor Felipe, representantes do seguimento Religioso Católico na pessoa do Padre Oleriano Barbosa, Seguimento Religioso Evangélico, na pessoa do Pastor Antônio Araújo da Assembleia de Deus em Araioses, do Seguimento Religiosos Espirita, na pessoa do Sr. Daby Santos, do Seguimento Sindical, na pessoa do Sr. Bolinha do SINTRAF e do Sr. Antonio Francisco da Estiva representado o Sindicato dos Arrumadores, do Seguimento Comunitário, na pessoa do Sr. Florisio Baiano, do seguimento de Servidores Públicos, representado pelo Sr. José de Ribamar Carvalho Filho (Professor Ribinha), Poder Público, representado pelos Senhores Bernardo Lucas Secretário de Administração e o Sr. José  Edimar técnico do PROCON/ARAIOSES, da Irmã Francisca Braga, Agente Comunitária de Saúde, dos senhores Carlão da Honda e Saul, representando sociedade civil e outros representante dos sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Colônia de pescadores do sindicato de Servidores de representantes da imprensa local e de outros representante da sociedade civil organizada.

Os convidados presentes tiveram suas manifestações, fazendo uso da palavra, dando-se destaque a fala do Delegado de Policia Civil de Araioses, Dr. Raphael Reis, o qual falou da importância de Concelho de segurança Público para o município e da necessidade da participação da sociedade civil organizada neste Conselho, em seguida houve outras manifestações  de esclarecimentos dos demais seguimentos representados.

Dando sequencia a Reunião o Dr. Paulo Henrique, conduzindo a reunião, em sua fala ressaltou que o Conselho Comunitário de Segurança Pública PACTO PELA PAZ tem sua natureza voluntária, não tendo caráter politico partidário, podendo  participar representante de todos os seguimentos da sociedade civil organizada araiosense e também do poder publico, desde que preencham os requisitos de ser voluntário, ter idade mínima de 18 anos, residir ou trabalhar no município e não ter antecedentes criminais.

Foi ainda esclarecido, que o Conselho é composto por uma diretoria eleita para o mandato de dois anos e também por membros natos, membros efetivos e membros participantes, sendo os membros natos os representantes da Policia Civil, Militar Corpo de Bombeiros e Guarda Civil, podendo ter um contingente de 07 (sete) a 23 conselheiros.

Fazendo uso da palavra, o Pastor Antônio Araújo, Presidente da Assembleia de Deus em Araioses, representando o seguimento religioso evangélico ressaltou que o Pacto Pela Paz, representa uma ponte entre a comunidade e o governo para melhorias da segurança publica, se colocando como um braço forte a disposição do Conselho.

O Advogado Leonel Procópio, organizador do evento, ressaltou a importância do Pacto Pela Paz, frisando que a partir da criação do Conselho, a comunidade passará a observar a pessoa do policial, não mais como uma pessoa que somente repreende e prende as pessoas, mas também como um cidadão que também pratica ações sociais e que tem solidariedade como o seu próximo, sendo este o espirito do conselho.

Também houve manifestação dos representantes do Poder Publico Municipal, na pessoa do Secretario de Administração Sr. Bernardo Lucas que também se fez presente e ressaltou o a importância do Conselho, do representantes do seguimento Comunitário na pessoa do senhor Florisio Baiano, do Chefe da Guarda Municipal, na pessoa do Sr. Higor Felipe, do Representante do Comando da Policia Militar, na pessoa do Sargento Daniel, além dos demais representantes da Coordenação do Pacto pela Paz que compuseram a mesa, todos ressaltando a importância do Conselho, manifestando o seu interesse em participar.

Fazendo as considerações finais, o Dr. Paulo Henrique que coordenou a Reunião, informou que neste primeiro momento, a finalidade seria de apresentar a comunidade o que é o Conselho Comunitário de Segurança Publica Pacto pela Paz, sua composição, objetivo e requisitos para ser um conselheiro, e que a próxima reunião seria uma plenária para eleição e capacitação de quem manifestasse o interesse de ser um Conselheiro, ficando o local e a data a ser designados, e que em um terceiro momento seria a posse dos conselheiros eleitos a qual seria dada pelo próprio Secretario de Segurança Dr. Jefferson Portela, também em local e data a ser designada.

Ao final agradeceu a todos pela sua participação e fez um convite ao Padre Oleriano Barbosa, que gentilmente cedeu o espaço físico do Salão Paroquial, para fazer uma oração encerrando assim a reunião, com todos os presentes de mãos dadas, simbolizando assim, a união de todos em prol do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *