Flávio Dino supera marca de 100 patrulhas entregues para agricultores produzirem mais e melhor

Flávio Dino entrega patrulhas e caminhões para agricultores familiares

O governador Flávio Dino entregou, nesta quinta-feira (28), mais equipamentos agrícolas a um conjunto de municípios do Maranhão.  Com o investimento de R$ 1,35 milhão, foram entregues 12 patrulhas agrícolas. Também foram injetados R$ 705 mil para a compra de quatro caminhões que serão utilizados no fortalecimento dos programas Agropolos e Mais Produção.

Os maquinários vão ajudar no trabalho dos agricultores familiares para o preparo do solo e do plantio, além de tornar mais ágil a colheita. A atual gestão já entregou mais de cem patrulhas agrícolas até agora.

“A agricultura e a pecuária são atividades fundamentais para a economia do Maranhão. São responsáveis pelo crescimento do PIB, que é a riqueza maranhense, que teremos neste ano. Por isso temos nos esforçado bastante para fortalecer essas atividades”, disse Flávio Dino.

Parceria

As patrulhas são resultado de emenda do deputado federal Júnior Marreca, cujos recursos foram empregados pelo Governo em apoio aos produtores familiares. O parlamentar afirmou que os equipamentos são fundamentais para os pequenos agricultores produzirem mais: “Eles precisam produzir em escala para ganhar dinheiro. O agricultor precisa se desenvolver”.

O governador frisou a união de esforços para garantir que as políticas públicas alcancem todos os maranhenses. “Agradecemos essa grande união da bancada federal, da estadual e dos prefeitos para que os agricultores tenham acesso à tecnologia e produzam mais e melhor”, acrescentou Flávio Dino.

O secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, explicou que a patrulha é composta de trator, carreta e grade. Além disso, Honaiser lembrou que os produtores também vêm recebendo apoio técnico e outros benefícios, como sementes. “Desde o início da gestão, o governador tem uma atenção especial com o setor produtivo”, disse o secretário.

Cidades beneficiadas

As cidades beneficiadas com a entrega dos equipamentos são Godofredo Viana, São Pedro da Água Branca, Guimarães, Governador Edson Lobão (Ribeirãozinho), São João do Carú, Senador La Roque, Cândido Mendes, Cidelândia, Riachão e Timbiras, que recebem uma patrulha cada; e Cantanhede, que será contemplada com duas máquinas.

O prefeito de Timbiras, Antônio Borba, disse que a patrulha vai ajudar muito a cidade, carente de investimentos privados. “Nossa maior indústria ainda é a roça”, disse. Timbiras também foi recentemente contemplada pelo Governo do Estado com uma motoniveladora – conhecida como patrol – para ajudar a abrir e melhorar estradas rurais.

Fernando Teixeira, prefeito de Cidelândia, afirmou que a patrulha é mais um “gesto de parceria, que dará à agricultura familiar um aquecimento”. O município igualmente recebeu uma motoniveladora neste trimestre.

Agropolos e Mais Produção

Os quatro caminhões entregues nesta quinta-feira (28) serão utilizados no fortalecimento dos programas Agropolos e Mais Produção.

O programa Agropolos é uma iniciativa do Governo do Maranhão que tem por objetivo retomar o setor produtivo do Maranhão, diminuir nossas importações de alimentos e valorizar a produção dos agricultores e criadores locais.

O Programa Mais Produção incentiva 11 cadeias produtivas prioritárias (arroz, carne e couro, leite e derivados, mandioca, feijão, avicultura, aquicultura, hortifruticultura, suinocultura, ovinocaprinocultura e mel).

Por Dyego Rodrigues

Fotos: Gilson Teixeira

Fonte: Secap

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *