Secretaria de Agricultura e Governo do Estado realizam capacitação e sorteio de Kits de Irrigação

A secretaria de Agricultura em parceria com o Governo do Estado, promoveu nesta quinta-feira(27) uma oficina que abordou aspectos do associativismo na perspectiva da economia solidária e do sistema estadual de produção e abastecimento, para pequenos agricultores da cidade de Araioses.

Após a oficina, foram sorteados Kits de irrigação completos, que ficou decidido ser divididos entre o povoado São Paulo, a Casa Familiar Rural (Placa de Araioses) e para Sede.

O objetivo é promover o adensamento das cadeias produtivas e arranjos produtivos locais em diferentes escalas (pequenos, médios e grandes), agregando valor aos produtos maranhenses, gerando mais riqueza, emprego e renda.

OFICINA
ASSOCIATIVISMO NA PERSPECTIVA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E DO SISTEMA ESTADUAL DE PRODUÇÃO E ABASTECIMENTO

Missão

Coordenar, planejar e implementar as Políticas Públicas de Geração de Trabalho e Renda e Economia Solidária no Estado do Maranhão

Programas

INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

ECONOMIA SOLIDÁRIA

COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

PRIMEIRO EMPREGO

Conceito

É um conjunto de atividades econômicas – produção, distribuição, consumo, finanças e crédito, organizados e realizados de forma coletiva, tendo como principais pilares a  solidariedade e autogestão.

Objetivo

Promover o adensamento das cadeias produtivas e arranjos produtivos locais em diferentes escalas (pequenos, médios e grandes), agregando valor aos produtos maranhenses, gerando mais riqueza, emprego e renda.

Cadeia produtiva

É um conjunto de atividades que se articulam progressivamente desde os insumos e equipamentos da atividade agropecuária, passando pela produção,  beneficiamento e processamento, concluindo-se com a distribuição e comercialização até o consumidor final.

Ações do projeto

Mobilização e Sensibilização de produtores/as para adoção de práticas de autogestão;

Organização e formalização de  empreendimentos  econômico solidário;

Capacitação em Gestão de Empreendimentos Econômicos  Solidários;

Fomento à produção e comercialização dos empreendimentos solidários;

Sensibilização para a organização social e comunitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *