Poder Judiciário e Prefeitura realizam o II Curso de Preparação Psicossocial e Jurídico Para Adoção

Dra. Jerusa, Dra, Samara e Luís Fernando – os palestrantes do curso

A 2ª Vara da Comarca de Araioses/MA (Vara da Infância e Juventude), juntamente com a Prefeitura Municipal de Araioses e Secretaria Municipal de Assistência Social, realizaram dia 25, o II Curso de Preparação Psicossocial e Jurídico para Adoção, no auditório do Centro Comunitário.

O dia 25 de maio foi escolhido especialmente por se tratar do Dia Nacional da Adoção.

O curso foi dividido em várias palestras ministradas pela Dr. Jerusa de Castro D. M. Fentenele Vieira – Juíza da 2ª Vara da Comarca de Araioses, Dr. Samara Cristina Mesquita Pinheiro Caldas – Promotora de Justiça da Promotoria da Infância e Juventude da Comarca de Araioses, Luiz Fernando dos S. Lima (Psicólogo, coordenador da proteção Social Especial de Araioses) e Cleila Nailândia S. de Carvalho (Assistente Social, Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social de Araioses).

A realização do curso visa atender o que preconiza à Lei Federal nº 12.010/09, a qual dispõe que a inscrição de postulantes à adoção seja precedida de um período de preparação jurídica e orientado pela equipe técnica da Vara da Infância e Juventude, preferencialmente como o apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política de municipal de garantia do direito a convivência.

O objetivo do curso é oferecer esclarecimentos e informações sobre a adoção, provocar nos pretendentes uma reflexão sobre sua decisão, seus sentimentos e medos, bem como as formas de lidar com as situações que surgirem. Busca-se que o postulante entenda que o filho ideal não existe e que receberão um filho real.

Por Davi Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *