Participação popular: FUNASA realiza primeira etapa do Plano Municipal de Saneamento Básico

Na manhã de ontem, quarta-feira (27) uma equipe da Fundação Nacional de Saúde realizaram a primeira etapa do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) no auditório do Centro Comunitário de Araioses. Representantes de diversas áreas do município marcaram presença e discutiram os temas que englobam a saúde e saneamento básico na cidade de Araioses.

Dr. Cristino: “Uma tarefa difícil, mas juntos podemos”

O saneamento básico foi definido pela Lei n.º 11.445/2007 como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais relativos aos processos de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

A prefeitura de Araioses busca ser a referência de desenvolvimento neste quesito, estabelecendo as diretrizes para o saneamento básico e fixando as metas de cobertura e atendimento com os serviços de água; coleta e tratamento do esgoto doméstico, limpeza urbana, coleta e destinação adequada do lixo urbano e drenagem e destino adequado das águas de chuva. “Uma tarefa difícil, mas juntos podemos” – disse o prefeito de Araioses, Dr. Cristino Gonçalves de Araújo.

Kerllon Amorin – Técnico de Mobilização social da UFF/RJ (Universidade Federal Fluminense) palestrou sobre os principais objetivos do PMSB que será desenvolvido na cidade de Araioses e explanou algumas definições de como funciona o esquema de saneamento básico de um município. Os técnicos estarão de volta a Araioses no mês de outubro para a segunda etapa do plano.

Kerllon Amorin – Técnico de Mobilização social da UFF/RJ, palestrante

Mais informações de como funciona o PMSB no Brasil e no município pelo site: www.saneamentomunicipal.com.br, pelo e-mail: [email protected] ou então pelo telefone 0800 940 1288.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *