VIVA leva atendimento aos municípios do Mais IDH no Dia D, entre eles está Araioses

mais-idh1

Neste sábado (20), o VIVA prestará serviços à população nos municípios do Mais IDH, entre eles Araioses, durante o “Dia D – Mais IDH”, evento que oferecerá uma série de ações em benefício da população dos 30 municípios com menor IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal.

Em Araioses, o atendimento será realizado na Praça do Viva, a partir das oito da manhã.

O diretor geral do VIVA, Duarte Júnior, destaca a importância da documentação para efetivação da cidadania para os municípios mais pobres. “O acesso à documentação básica é essencial para que as pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso aos programas de governo e as políticas públicas. Sem o RG é como se o cidadão nem existisse. Por isso uma ação como essa, que vai levar os serviços da cidadania e outros benefícios é tão importante para mudar para melhor a vida das pessoas”, afirmou.

Por meio das unidades móveis serão oferecidos os serviços de emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais, serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online. Nesta ação a emissão da 2ª via do RG será gratuita.

mais-idh2

O ‘Dia D – Mais IDH’ terá a participação dos Comitês Municipais do Plano, e das Secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop); Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap); Desenvolvimento Social (Sedes); Cidades (Secid); Educação (Seduc); Saúde (SES); Políticas Públicas (SEEPP); Agricultura Familiar (SAF), Juventude (Sejuv); Igualdade Racial (SEIR); Trabalho e Economia Solidária (Setres); além da Companhia de Saneamento e Abastecimento do Maranhão (Caema), da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), do VIVA e do Movimento dos Sem Terra (MST).

Além da emissão de documentação básica, a ação contará com uma série de atividades coordenadas pelas secretarias que vão desde estações de saúde, com aferição de pressão arterial, técnicas de escovação dentária, testes rápidos, mamografia, entre outras atuações; até mobilização para inscrições em programas voltados para a educação, capacitações em juventude, oficinas sobre gestão, cooperativismo, associativismo e economia solidária.

Fonte: Viva-Procon

Fotos/Divulgação

1 pensou em “VIVA leva atendimento aos municípios do Mais IDH no Dia D, entre eles está Araioses

  1. Só faltou uma escola profissionalizante gratuita para Araioses, pois quem vai querer ir a um local ver sua capivara no minimo vai ter um batalhão de autoridades, ai aguardando a gora quanto ao resto parabéns que neste dia sejam prudente com os cidadãos araiosenses e que seja um dia de festas Silvio Cisterna Coordenador Geral Mundial de Defesa Civil e dos Direitos Humanos em Telecomunicações Mundial Ogão não Governamental.

    Viva Araioses Ma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *