Mesmo com liminar, Rosário Dias continua inelegível

Ex-prefeito Eliomar Dias deverá por em prática o Plano B

agua-doce-talia

Talita Dias vem sendo preparada para substituir a mãe na corrida pela prefeitura de Água Doce. Na foto ela discursando na convenção do PMDB, daquela cidade.

Com a divulgação da listagem dos gestores com contas reprovadas pelo TCE na última segunda-feira, dia 15, confirmou-se o que já era do conhecimento de todos, Rosário Dias não poderá disputar as eleições deste ano por ter tido sido encontrado irregularidades na gestão dos recursos do Fundo Municipal de Assistência Social nos anos de 2008 e 2009, sendo que a condenação de 2008 foi anulada, após a mesma alegar na justiça não ter sido devidamente notificada para se defender das acusações.

Diante disso, a candidata Rosário deverá ter a sua candidatura para a prefeitura de Água Doce do Maranhão indeferida pela justiça por enquadrar-se na Lei da Ficha Limpa, tornando-se uma candidata ficha suja, portanto inelegível.

Se essa situação se confirmar Eliomar Dias – como já tem externado – deverá por em prática o Plano B que consiste em substituir a esposa Rosário Dias por uma de suas filhas na disputa daquela prefeitura.

Em pior situação encontra-se o seu esposo e ex-prefeito, José Eliomar da Costa Dias, que figura com todas as contas do primeiro mandato reprovadas pelo órgão (2005 a 2008), sendo um dos gestores mais citados na relação do TCE, 19 vezes, todas por irregularidades na gestão dos fundos do município.

Mais gente da família e amigos enrolado com o TCE

agua-doce-talia-lista-tce1 agua-doce-talia-lista-tce2

Além da candidata Rósaria Dias e do ex-prefeito Eliomar, encontram-se também citados na relação de contas julgadas irregulares pelo TCE, a irmã do último, Maria Edivane da Costa Dias, referente as contas do Fundo Municipal de Saúde dos anos de 2007, 2008, 2009 e 2011 e os ex-secretários de educação Ana Célia Pinto Linhares e Vidal Negreiros de Paiva, referente aos anos de 2007 e 2009, respectivamente.

Apesar de não figurar na listagem do TCE a também irmã do ex-prefeito, Elissandra Costa Dias também encontra-se citada, mas desta vez pelo TCU na qual responde solidariamente com seu irmão e com o ex-secretário Vidal Negreiros.

Outros impedimentos que inviabilizam uma possível candidatura de vários dos citados acima seriam diversos processos que tramitam na Justiça Estadual e Federal por improbidade administrativa, durante as suas gestões a frente da administração do município de Água Doce.

Com o impedimento da candidatura de Rosário Dias, já se comenta a substituição do seu nome pelo da sua filha Talita, que já vinha sendo preparada como Plano B, o que podemos concluir diante de diversas aparições que vinha fazendo ao lado dos pais em eventos e felicitações de datas comemorativas divulgados nas redes sociais.

Vale ressaltar, que a substituição da candidatura de Rosário por Talita deve ocorrer até 12 de setembro, conforme prazo estipulado pelo calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *