Pesquisa eleitoral de Santa Quitéria não analisou quem vai mesmo disputar a prefeitura

Tenho acompanhado superficialmente a movimentação política de Santa Quitéria, não que o assunto não me interesse, muito pelo contrário e sim por falta de condições e tempo. O que sei é baseado no que meus companheiros blogueiros de Araioses – Marcio Maranhão e Djair Prado – têm noticiado.

grafico-pesquisa

O percentual  50,99% – porquê não arredondaram logo para 51,00%? – que no gráfico está representado pela cor vermelha, ocupa menos da metade do círculo demostrando desproporção de valor.

As informações que os dois têm publicado divergem em alguns aspectos, porém um ponto é comum: as críticas a Manin Leal, a principal liderança política daquele município.

Não vou entrar nesse mérito, pois só conheço – um pouco Manin Leal – e não sei se os que lhe fazem oposição são muito diferentes dele. Mas uma publicação sobre uma pesquisa eleitoral que foi feita naquela cidade me chamou a atenção e é sobre ela que escrevo.

Opino sobre uma pesquisa eleitoral que teria sido realizada entre os dias 27 a 30 de novembro deste ano, pelo Instituto Nacional de Opinião Pública – INOP que tem sede em São Luís/MA.

Diz à pesquisa que se as eleições municipais de Santa Quitéria fossem realizadas hoje, o pré-candidato Alberto Rocha (PC do B), venceria com 50,99% das intenções de voto, contra apenas 24,08% do segundo colocado, no caso seria Manin Leal. Para avaliação ainda foram colocados os nomes de Eliezer Fontenele com 8,78% das intenções de voto e Sâmia Moreira 5,67%.

Reflita! Na postagem de Djair Prado, Eliezer Fontenele seria o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo médico Kaio Cruz. Sâmia Moreira, pelo que sei não será candidata e Manin Leal também não. Do grupo dele a candidata deverá ser sua esposa a vereadora Ivanice Pimentel.

Sendo assim a pesquisa se tivesse sido feita com os nomes de quem pretende mesmo disputar a prefeitura de Santa Quitéria o resultado poderia ter sido diferente.

Pesquisa eleitoral é coisa séria desde que feita de forma correta. Na postagem de Marcio Maranhão não diz se ela foi registrada, mas creio que sim, pois do contrário a pré-candidatura de Alberto Rocha corre sérios riscos já que o fato tornou-se público. Creio que o INOP ou Alberto Rocha, a quem suponho ser o mandante da pesquisa, se esqueceram de mandar o número de seu registro no TRE.

Mas se esses números que apontam Alberto Rocha em primeiro lugar e Manin Leal em segundo, e como já disse Manin não é candidato e sim sua esposa Ivanice Pimentel, poderemos deduzir que o pleito poderá ser decidido entre esses dois seguimentos.

Aí o eleitorado de Santa Quitéria poderá refletir, antes de se decidir, se mantém Manin Leal no poder através de sua esposa ou se preferirá por nesse poder o irmão de quem atirou nela, deixando-a paraplégica por toda a vida.

Em tempo: o INOP já foi acusado de fraudar pesquisa em Anajatuba, confira aqui

1 pensou em “Pesquisa eleitoral de Santa Quitéria não analisou quem vai mesmo disputar a prefeitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *