Flávio Dino participa da 1ª Marcha Municipalista e apresenta ações do Governo

“Estamos cumprindo uma agenda de transformação profunda no Maranhão ao investir na educação e no fortalecimento das cadeias produtivas”, disse o governador Flávio Dino durante a 1ª Marcha Municipalista do Maranhão.

Nesta sexta-feira (30), o governador e secretários estaduais dialogaram com os prefeitos maranhenses sobre as demandas municipais e ações do Executivo Estadual em todo o estado. Flávio Dino reforçou o compromisso de cuidar de todas as cidades, sem olhar cor partidária, priorizando as pessoas que mais precisam.

“Temos uma meta a cumprir e estamos sendo coerentes com o nosso programa de Governo. Nós temos compromissos irrenunciáveis com os que vivem em condições de extrema pobreza”, afirmou o governador.

dino-marcha-municipalista

Governador Flávio Dino durante participação na 1ª Marcha Municipalista – Fotos/Karlos Geromy

Através de escritórios especializados, o Governo do Estado atendeu aos prefeitos que participaram da 1ª Marcha Municipalista. Equipes de trabalho de 17 secretarias do Executivo Estadual estiveram à disposição para orientar e tirar dúvidas sobre programas e ações governamentais.

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Gil Cutrim, agradeceu a presença e atuação do Governo do Estado na Marcha Municipalista e reforçou a importância da parceria entre os municípios e o Governo do Estado.

O líder da bancada maranhense na Câmara Federal, o deputado Pedro Fernandes, afirmou que tem acompanhado as ações do Governo e elogiou os investimentos feitos na Agricultura Familiar.

“Gostaria de parabenizar o Governo por investir na coisa mais importante que é a produção. Eu acompanho as ações e vejo que a política focada no crescimento da renda é a mais importante para o estado”, disse o deputado federal.

Durante o evento, o governador apresentou as 23 ações em plena execução do Plano ‘Mais IDH’, como a substituição das escolas de taipa por prédios de alvenaria e a atuação da Força Estadual de Saúde nos municípios com os menores índices sociais do estado.

Flávio Dino apresentou as ações do Governo do Estado nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura, Saneamento, Juventude, Defesa do Consumidor, Segurança e Valorização dos Servidores.

 

O deputado estadual Othelino Neto destacou a importância dessas ações para a consolidação de um novo momento no Maranhão.

“Esse é um momento importante de diálogo sobre as providências que já tomamos e as que irão nortear o nosso trabalho. Nós incentivamos e queremos participar de outros momentos como esse”, finalizou o governador.

Prefeitos elogiam escritórios de atendimento

Para dar suporte aos prefeitos na 1º Marcha Municipalista, o Governo do Estado disponibilizou 17 secretarias para atender diversas demandas dos gestores municipais no Rio Poty Hotel, local do evento. A iniciativa foi bastante elogiada pelos prefeitos, e, durante os dois dias, foi procurada por cerca de 40% dos participantes para informação e resolução de uma série de pendências nas mais diversas áreas.

O presidente da Famem e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, classificou a iniciativa do Governo de disponibilizar as secretarias para atendimento como “um dos pontos mais positivos da Marcha”. Cutrim enfatizou que essa ação demonstrou sensibilidade municipalista, pois o Estado colocou todo seu staff técnico para dar o suporte àqueles que foram em busca das informações.

“Trazer essas ferramentas foram de fundamental importância, onde todos os prefeitos, de forma unânime, parabenizaram o Governo do Estado no sentido de que isso tem que ser fomentado cada vez mais”, frisou o presidente, completando que a Famem estará empenhada em incorporar a ideia do governador Flávio Dino de tornar esse ambiente de desburocratização das informações mais frequente, através dos escritórios de atendimento, que acontecerão a cada três meses.

Ao todo, 17 órgãos do Governo participaram da 1º Marcha Municipalista e atenderam 40% dos prefeitos participantes do evento. Estiveram presentes nos dois dias as Secretarias de Estado de Saúde (SES), Educação (Seduc), Segurança Pública (SSP), Infraestrutura (Sinfra), Indústria e Comércio (SINC), Cidades (SECID), Assuntos Políticos e Federativos (SEAP), Meio Ambiente (Sema), Administração Penitenciária (Sejap), Agricultura (Sagrima), Agricultura Familiar (SAF), Desenvolvimento Social (Sedes), Esporte e Lazer (Sedel), Cultura (Secma), Detran, Pesca e Aquicultura (Sepaq) e Representação Institucional do Governo do Maranhão em Brasília (Rebras).

Desburocratização, transparência e agilidade

O prefeito de Arari, Djalma Melo, parabenizou o Governo pela disponibilização das secretarias no sentido de prestar informações aos gestores. “A gente chega na secretaria e as vezes não é atendido, mas nem é culpa do secretário, é muita coisa, muita gente. E durante a Marcha nós ficamos mais a vontade. Foi muito bom e espero que a gente possa continuar essa parceria exatamente nesse atendimento e nessa facilidade para os prefeitos”, destacou.

Para o prefeito de Riachão, Crisógono Rodrigues, o escritório ajudou na tramitação das pendências das prefeituras, além de nortear sobre as providências que deverão ser tomadas pelos prefeitos. Já o prefeito de Duque Bacelar, Flávio Furtado, classificou a iniciativa como de grande relevância para a aproximação do Governo com os municípios, além de dar “mais transparência e uma agilidade nas informações”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *