Passeata mista leva centenas de pessoas às ruas de Araioses

passeata-mista1

Concentração para passeata ocorreu na Praça do Mercado.

A passeata mista de ontem (28), convocada pela cúpula do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araioses – SINDSEPMA, com a participação de lideranças políticas que se opõem ao governo de Valéria do Manin foi, sem sombra de dúvida, uma das mais expressivas realizadas até agora, no percurso que vai da Praça do Mercado, em Conceição até a Praça Nossa Senhora da Conceição, centro da cidade, passando por toda a Av. Paulo Ramos.

passeata-mista4

Depois seguiu pela Avenida Paulo Ramos.

Os organizadores do evento não divulgaram o número de pessoas na passeata, porém pelas fotos é possível fazer uma previsão aproximada o que nos leva a crer que entre os que caminhavam, os que estavam em motos e carros somava perto de 500 pessoas.

Um número bastante significante se comparado ao de outros eventos de natureza semelhante, já realizados no mesmo percurso, porém bem aquém do que esperava os organizadores que calculavam uma mega manifestação com milhares de pessoas. Para esses, o ato público foi satisfatório e que outras manifestações serão agendadas no futuro.

passeata-mista3

Se Araioses em peso não esteve lá não foi por falta de aviso. Com o bordão TODOS POR ARAIOSES, uma ampla mídia falada foi divulgada nos carros de som durante os últimos dias em todas as ruas e bairros de Araioses. Com o mesmo tema uma mídia em texto e fotos tomou conta das redes sociais chamando o araiosense para o evento.

Embora a organização da passeata tivesse uma pauta de reivindicações, o que prevaleceu mesmo foram ataques radicais e rancorosos direcionados a atual administração.

Da passeata participaram lideranças políticas da oposição, servidores públicos, pessoas (muito poucas) da cidade, gente dos povoados trazidos por lideranças políticas e moradores de outras cidades, como de Santa Quitéria que lá fazem oposição a Manin Leal.

Radicalismo e ódio

Na oratória dos que fizeram o uso da palavra percebeu-se muito radicalismo e até ódio pessoal por parte de alguns, direcionando sua revolta não a pessoa da prefeita Valéria, mas a pessoa de seu pai, Manin Leal. Teve quem chegou a ponto de querer agredir não só com palavras, mas fisicamente não a Manin, que não estava por perto, mas a pessoas que acompanhavam o evento e são do grupo do pai da prefeita. Numa forma de diminui-los esses foram tratados como subalternos e capachos de Manin Leal.

Quem saiu mais fortalecido?

passeata-mista2

A preocupação em marcar um espaço político foi maior do que o cuidado de não fazer campanha eleitoral antes do tempo.

Embora liderado pela cúpula do SINDSEPMA – essa por sinal, muito insatisfeita, pelo fato da prefeitura deixar de descontar dos funcionários a mensalidade dos sócios – quem mais levou gente para a passeata foram as lideranças políticas sob o comando de Weliton do Posto, do vereador Manoel da Polo, da vereadora Jacira Pires, do comerciante Bernardinho Almeida – BBA e da ex-prefeita Luciana Trinta.

Então quem mais ganhou com o evento? Quem mostrou ter mais força e liderança? Quem daqui para frente vai se posicionar como o mais capaz de liderar a todos ou cada um vai continuar como está, ou seja, puxando brasa para sua sardinha?

Passados mais de 24 horas da realização da passeata, essa parece não ter causado impacto junto ao governo como esperava seus realizadores. O que se pode perceber é que a oposição fez seu protesto e que é um fato normal em qualquer democracia.

Araioses também é Brasil.

1 pensou em “Passeata mista leva centenas de pessoas às ruas de Araioses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *