INÍCIO DA JORNADA PEDAGÓGICA DE ARAIOSES

jornada-pedagogica6

A Secretária de Educação Jaqueline Pimentel abriu a VI Jornada Pedagógica.

E neste dia 28 de julho teve início a VI Jornada Pedagógica de Araioses.

Com a presença de várias autoridades do município: Prefeita Valéria do Manin, Padre Oleriano, Secretário de Comunicação, Daby Santos, Secretário de Cultura, Gerardo Bittencourt, Presidentes do Conselho Municipal de Comunicação, da Alimentação Escolar e do FUNDEB, Professores Bernardo, José de Ribamar e Conceição Coutinho, além do Vereador Telsson Bittencourt, a manhã foi pontuada por muitos momentos memoráveis.

jornada-pedagogica1

Boi da Escola São Manoel…

jornada-pedagogica2

… e Dança do Frevo da Escola Tudes que fizeram a abertura da VI Jornada.

A Secretária de Educação Jaqueline Pimentel abriu a Jornada com os cumprimentos iniciais e em seguida, passou a fala para os demais componentes da mesa. As falas dos componentes da mesa foram encerradas pelo discurso da Prefeita Valéria, que em seu texto trouxe pontos relevantes, dos quais destacamos alguns: “Ao olhar o título desta Jornada eu parei para pensar o quanto ainda precisamos evoluir no processo educacional.  Afinal, pensar a educação como compromisso de todos é algo muito maior que o poder e as politicagens tão comuns na teia social em que estamos inseridos.

Prefeita Valéria do Manin

Prefeita Valéria do Manin

Certamente, ao saírem das suas casas, em pleno recesso de julho, os senhores estavam motivados pelo desejo de vivenciar o conhecimento e discutir as práticas educacionais de forma coletiva, entre colegas de profissão que com certeza contribuirão para tornar esta jornada mais prazerosa e proveitosa.

Já é um bom começo se pensarmos de modo mais abrangente sobre a evolução da educação em nosso País.

A história da educação no Brasil remete aos registros oriundos das navegações portuguesas.

O aparelhamento das instituições e a formalização dos métodos convencionais de ensino passaram a vigorar a partir da vinda da família real portuguesa e de lá para cá, embora tenhamos democratizado o ensino, não conseguimos dar saltos qualitativos, somente saltos quantitativos.

jornada-pedagogica3

Mas sabemos que os números podem ser cruéis e nestes momentos em que estamos juntos precisamos ter a clareza de olhar para o nosso município e compreender que somos a essência do que queremos e se estivermos convencidos de que a EDUCAÇÃO REALMENTE É UM COMPROMISSO DE TODOS, eu não tenho dúvidas de que haveremos de encontrar alternativas, engajar e mobilizar pessoas e recursos para que tenhamos uma EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA.”

jornada-pedagogica4

Após a fala da Prefeita foi a vez da Secretária Jaqueline Pimentel conduzir algumas reflexões sobre a educação de Araioses.

Em seguida, os professores foram chamados a se distribuírem nas salas em que aconteceriam as oficinas, conforme a programação: Arte, Educação Infantil, Inclusão, Introdução ao Estudo de Libras, Introdução à Informática, Língua Portuguesa, Planejamento e Segurança alimentar, esta última, para os operacionais.

O primeiro dia deu o tom da Jornada e para os presentes, todos os momentos iniciais deixaram a expectativa de que o restante da semana e o desenvolvimento das oficinas sejam bastante proveitosos.

 

Com informações da SEMEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *