‘Mais Cultura e Turismo’ celebra Dia Internacional da Mulher Negra

Foto-3-Mais-Cultura-mulheres-negras-385x256No último sábado (25), o projeto ‘Mais Cultura e Turismo’ celebrou a passagem do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha com programação especial na Praça Nauro Machado, no Centro de Histórico de São Luís. A noite começou com o show das Damas da Cultura Afro Maranhense que presenteou o público com ritmos maranhenses e caribenhos. Em seguida, a escadaria da praça foi transformada em uma passarela para receber o desfile ‘Quatro dimensões de poder feminino negro: criação, realeza, transformação e magia’, que homenageou as mulheres negras que marcaram a história do Maranhão.

A noite começou com um animado show com as Damas da Cultura Afro Maranhense. O público composto com moradores de São Luís e turistas foram tomados pelo ritmo das canções apresentadas pelas cantoras.

Em seguida, a escadaria da praça foi transformada em passarela para receber o desfile ‘Quatro dimensões de poder feminino negro: criação, realeza, transformação e magia’ apresentou a importância da mulher negra na construção de uma sociedade mais consciente.

Belas e importantes histórias de mulheres de força e garra como a da negra escrava Catarina Mina, que virou nome de ponto turístico do Centro Histórico em São Luís. Ela ficou famosa por conseguir comprar sua liberdade e ter o seu próprio negócio.  Catarina, Maria Firmina dos Reis, mulata bastarda considerada a primeira romancista brasileira (século XIX) e tantas outras damas foram lembradas e reverenciadas no desfile.

Para a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, a data é um reconhecimento mundial de suas vidas guerreiras, combativas e imprescindíveis à construção de um mundo solidário, multiétnico e pluricultural.

A Praça Nauro Machado, mas uma vez, foi palco da valorização da história, incentivo à preservação das tradições e encontro da diversidade cultural do povo maranhense. Por conta da homenagem à data, o projeto realizado pelo Governo do Maranhão no período de férias, trabalhou uma programação especial.

Foi incluído um dia, o sábado, a mais na programação do Centro Histórico, que sempre acontece as quintas e sextas. A ampliação da programação envolveu o desfile que mostrou a beleza, atitude e consciência de mulheres negras maranhense com intervenção artística da atriz Tieta Macau. A direção e a concepção são da diretora da Casa do Maranhão, Jô Brandão.

O objetivo da comemoração de 25 de julho é ampliar e fortalecer às organizações de mulheres negras do Estado, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, discriminação, preconceito e demais manifestações de desigualdades raciais e sociais. É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *