A crônica de ontem não tratou de disputa pela prefeitura de Araioses por parte de Manin Leal e Neto Carvalho

Na crônica que postei ontem (21) aqui no blog: Manin Leal e Neto Carvalho duelam pela ampliação de-seus territórios, em momento nenhum momento ela tem como foco a disputa da prefeitura araiosense entre Manin Leal e Neto Carvalho, como foi interpretada erradamente por Marcio Maranhão em postagem no seu blog logo a seguir.

Nela, eu abordo o desejo de cada uma dessas lideranças em ampliar suas conquistas territoriais, além das fronteiras dos municípios que controlam politicamente e não: reduzir as eleições de Araioses à mera disputa territorial de dois coronéis do Baixo Parnaíba como MM afirmou.

Em sua nota também se percebe com clareza uma certa pitada de veneno, ao lembrar palavras ditas por mim, em programa de rádio que manifestava minha opinião contrária  a entrada de Manin Leal através de Valéria, sua filha, na prefeitura araiosense. Não me falta assunto, portanto não costumo perder tempo em lembrar o que companheiros de mídia disseram em um momento, que depois as circunstâncias se encarregaram de mudar.

Ele mesmo critica em sua postagem a quem já apoiou com muita convicção e nem por isso fico a lhe jogar na cara.

Vejo que minhas opiniões se chocam com os que defendem que apenas os “Filhos de Araioses” devem governar o município.

A bem da verdade, já houve momento que eu também pensava muito próximo disso e ainda hoje creio que seria muito bom que um nascido aqui, com conhecimento das carências do povo de Araioses e com capacidade e sabedoria de dirigir o município é que fosse eleito para esse fim.

Mas quem???

Antes de entrar com mais profundidade nesse tema, vamos procurar conhecer com mais responsabilidade nossa história e o papel dos araiosenses nesse processo.

Não são palavras minhas, estão nos levantamentos oficiais, Araioses embora sendo um município muito rico por parte da Natureza, tem os piores Índices de Desenvolvimento Humano – IDH do País. Em outra palavras: Araioses é uma terra rico cheia de habitantes pobres.

Quem permitiu que Araioses chegasse a essa condição humilhante, foram os forasteiros ou os araiosenses?

Claro que os de fora tiveram sua parcela, mesmo que pequena, porém foram os “Filhos da Terra” que contribuíram ao longo de décadas para essa situação de empobrecimento vergonhoso.

Só não ver quem não quer.

Esse triste destino, essa história vergonhosa, vem desde os tempos que Araioses era conhecido como o “Velho Enjeitado”.

Para mim, o fato do RG da pessoa não ser de Araioses não é critério para deixa-lo de fora, na hora de se pensar em quem devemos eleger para governar nossa comuna.

Até porque, se formos olhar com critério, o RG de muitos araiosenses que atuam na política local diz que eles são araiosenses de Parnaíba.

Dizem-se araiosenses, mas nasceram na cidade piauiense.

Se analisarmos com mais atenção sobre os homens que administraram Araioses, vamos descobrir que o melhor prefeito que tivermos que amanhecia e dormia na cidade, não era daqui e sim cearense: Vicente de Paula Mora.

Não estou de olhos fechados e com ouvidos surdos para as articulações políticas já em rumo. Mas, infelizmente, os que se dizem araiosenses não se unem e muito menos, me empolgam. Talvez por conhecê-los suficiente.

Não falo do povo, a quem tenho muito respeitos e sim dos políticos.

Márcio Maranhão mesmo já falou sobre esses. Reuniram-se, dias atrás, assumiram compromisso de união, falaram até em pesquisa para escolher o melhor nome e depois o que ocorreu?

Tem quem já pôs os pés na estrada e diz que não quer saber de pesquisa e que é candidato e pronto.

A quem esses vão animar a ponto de conquistar a confiança de quem quer mudanças na política araiosense?

Não estou entre os que dizem que o governo de Valéria do Manin está muito bom, por completo, pois sei que tem muito que fazer ainda. Embora exerça cargo de confiança não tenho minha alma vendida e minha boca costura, já provei isso.

Não vou entrar em detalhes, mas procurem falar com Manin Leal – o chefe do grupo – e saber dele se eu me calo diante de tudo?

Meu blog é a prova de que se acredito numa proposta embarco nela e luto por ela.

Será que quem me critica teria feito o que fiz, quando arrisquei perder o cargo ao apoiar abertamente a candidatura de Flávio Dino ao Governo do Estado, quando todos os demais do grupo apoiaram Lobão Filho?

Se Manin Leal é o diabo com alguns de seus críticos dizem por não pediu a filha de me exonerasse?

Não tenho rabo preso com ninguém, tenho as portas da minha casa aberta a todos, independente da posição política que defendam e não morro por cargos.

Entre os filhos de Araioses tem quem administraria esse município com muito respeito ao seu povo e ao seu patrimônio, mas não os vejo entre os que querem chegar lá.

Araioses não precisa de prefeito e sim de um gerente que cuide do que é do povo. Prefeitos (as) foi que sempre teve e eles não corresponderam.

A situação que chegamos é fruto de gestores (as) que trataram o município como propriedades suas.

Sempre foi assim e entre os que querem a nossa prefeitura, se chegarem lá não vão fazer diferente.

Por fim, MM, eleger Valéria do Manin não foi falta de amor dos araiosenses por Araioses e sim um NÃO com letras maiúsculas às pretensões de sua ex-chefe, que queria continuar como dona do que é nosso e nos humilhando como fez ao longo do mandato e você bateu palmas.

Em tempo: Fora de Magalhães de Almeida, a luta de Neto é pela prefeitura de São Bernardo e pela de Araioses.

2 pensou em “A crônica de ontem não tratou de disputa pela prefeitura de Araioses por parte de Manin Leal e Neto Carvalho

  1. como é? isso de dizer que o governo de valéria do manin tá muito bom, só pode ser piada, e das bravas, tá bom pra quem come na panela.

  2. Moro no Remanso povoado de Araioses, o rio Santa Rosa esta Morrendo e ate agora nenhum politico teve interesse para resolver este problema, sofremos ja faz muitos anos, bebendo da água enlamada, o ue precisamos fazer para ter uma água digna de um ser humano?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *