Prefeitura de Araioses realiza curso da capacitação para enfermeiros do município

capacitaçao-2

A Prefeitura Municipal de Araioses, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Maranhão promoveu nos dias 7 e 8 de julho, um curso de capacitação de testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite B e C, para habilitar as enfermeiras e enfermeiros das estratégicas de saúde da família do município de Araioses.

As palestras do curso foram realizadas no auditório do Colégio Tudes Cardoso, tendo como palestrantes:

Maria F. Marinho Barbosa – Enfermeira e Técnica do Departamento de Atenção da Saúde da Família – SES/MA;

Antonio Carlos Neves Da Silva Junior – Farmacêutico Responsável Técnico da Maternidade Nazira Assub, Farmácia Popular de São José de Ribamar;

José Eduardo Soares – Geógrafo, Aconselhador do CTA/Lira, São Luís;

Giselle Pereira Soares Lopes – farmacêutica, bioquímica, multiplicadora Teste Rápido pelo Estado e coordenadora DST/AIDS – AV de Itapecuru Mirim.

No primeiro dia as palestras foram realizadas no auditório do Ginásio Tudes José Cardoso e as aulas práticas, no dia seguinte, no auditório do Centro Comunitário de Araioses.

capacitaçao-1

Depois do curso enfermeiros “pousam” ao lado do secretario de saúde Marcio Fernandes (último à direita) – Foto/Joelson Santos.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcio Fernandes, o curso oferecido pela prefeitura de Araioses em parceria com o Governo do estado faz parte de um conjunto de ações que visam qualificar esses profissionais de saúde, de condições e conhecimento para melhor atender a população na área de prevenção de doenças.

Sabe-se que em Araioses há vários casos de pessoas contaminadas por DSTs. Já foram detectados casos de soropositivos, sífilis, entre outras doenças transmitidas através da relação sexual.

Os profissionais que foram habilitados estão em condições de fazer esses testes rápidos em todos os PSF do município.

Os agentes de saúde terão um papel importante que será o de conscientizar as pessoas a fazer os testes. O anonimato será garantido, pois a preocupação da secretaria de saúde é mapear os casos para os devidos tratamentos.

Pelas informações que temos já no próximo mês (agosto) os testes começaram a ser feitos nos PSF pelos enfermeiros recentemente habilitados.

capacitaçao-3

A parte prática do curso foi realizada no Auditório do Centro Comunitário de Araioses – Fotos/Joelson Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *