Pré-candidatos a prefeitura de Araioses se articulam na formação de seus grupos

Muito improvável que os personagens da política araiosense, que já manifestaram o interesse em disputar a prefeitura de Araioses, levem até o prazo final das convenções partidárias esse propósito.

Próximo de uma dúzia de supostos pré-candidatos, algumas movimentações políticas mostram que alguns já formaram grupo político o que reduz o número de futuras candidaturas.

Os grupos

Faltando um ano para as convenções que irão indicar os candidatos a prefeitura de Araioses e os candidatos ao Legislativo Araiosense, podemos dizer que são cinco os que estariam na disputa.

Manin Leal – O grupo liderado por Manin Leal, pai da prefeita de Araioses e detentor de três mandatos como prefeito por Santa Quitéria, é o mais numeroso, pois é o que tem o maior número de vereadores e a maior parte das lideranças políticas do município.

Por estar no poder, essa situação é normal, porém isso não é tudo que possa garantir que a prefeita Valéria do Manin tenha uma reeleição tranquila. Araioses nunca reelegeu um prefeito, mas Manin tem dito que esse tabu será quebrado e que sua filha toma posse do segundo mandato, em 1º de janeiro de 2017.

Welington do Posto – No presente momento, pelas informações que temos, Welington do Posto lidera o segundo maior grupo político de Araioses. Com ele já estão dois vereadores – Raimundinho do Remanso e Wilson Miranda (um terceiro já estaria praticamente acertado) – também tem ex-vereadores e várias lideranças que já foram bem votados na eleição de 2012.

Welington do Posto é um empresário bem sucedido nascido no Ceará, com negócios em outros estados brasileiros e em Araioses. Quem o conhece de perto diz que seu poder de fogo (financeiro) é grande e que seria o único capaz de enfrentar Manin Leal em condições de igualdade.

Jacira Pires – A vereadora Jacira Pires continua trabalhando no sentido de sair como uma das candidatas à prefeitura de Araioses nas eleições de 2016. Com ela deve está alguns ex-vereadores e lideranças políticas ligadas ao ex-prefeito de Magalhães de Almeida, Neto Carvalho.

Seu seguimento político tem mandato eleitoral desde as eleições de 1992, quando seu esposo Felipe Pires, se elegeu vereador pela primeira vez. Exerceu três mandatos de vereador e depois passou a bola para a esposa que também já tem três mandatos. Felipe foi o vice-prefeito de Luciana Trinta na eleição que ela venceu em 2008 e antes disso, seu irmão Bruno Pires, se elegeu vice-prefeito de Araioses, como companheiro de chapa de Chagas Paixão nas eleições de 1996.

Embora Jacira afirme, sempre com muita segurança, que será candidata à prefeita de Araioses no ano que vem, isso não quer dizer que não possa haver mudança com ela se unindo a outro grupo.

Manoel da Polo – O vereador Manoel da Polo é um dos nomes bastante citados como possível candidato a prefeitura de Araioses. Em encontro recente, que foi registado por Marcio Maranhão, alguns pré-candidatos firmaram um pacto que depois de uma avaliação popular o melhor colocado entre eles seria o candidato do grupo a prefeitura de Araioses. Supõe-se que o segundo colocado seja o vice.

Desses, o vereador Manoel de Polo parece ser a melhor opção do momento, porém comenta-se que o BBA – Bernardinho Almeida já teria dito que se não for ele o escolhido não ajudaria financeiramente a luta de um outro.

Espedito Coutinho que também estava na reunião teve um péssimo desempenho como candidato a prefeito nas eleições passadas, mas dizem que ele argumenta que deverá ser o candidato do grupo pelo fato de ser do PCdoB, partido do governador Flávio Dino.

Outro pretendente desse grupo seria o Dr. Cristino Gonçalves Araújo. Embora muito popular e bom médico, mas com vários anos afastado da política, não parece que se sobressairá sobre os demais.

Luciana Trinta – Por fim falamos também sobre a ex-prefeita Luciana Trinta. De todos os seguimentos, o dela é menor de todos. Continua lhe apoiando apenas uns poucos que participaram de sua gestão, mas gente sem grande expressão política.

A maior parte de seu grupo migrou para outros rumos, porem teimosa como é, e acreditando que o povo tem memória curta não duvidem, pois será candidata.

A união de um desses seguimentos com outro não é um fato improvável. Afinal, na política tudo é possível. Pessoas ligadas à vereadora Jacira Pires e a Welington do Posto querem os dois juntos.

Manin Leal tem duas frentes de batalha pela frente: uma aqui em Araioses e outra em Santa Quitéria, onde sua esposa a vereadora Ivanice Pimentel é a favorita para chegar à prefeitura daquela cidade.

Não importa quantos candidatos sejam e sim o que o eleitor araiosense fará com eles. Muitos serão jogados no funil, porém apenas um vai passar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *