Enquete de blog mostra preferência de internautas sobre as eleições de Araioses

Ausência do nome da prefeita Valéria do Manin tira a oportunidade de saber como ela está junto a esse eleitorado.

enqueteO comunicador Márcio Maranhão pôs uma enquete em seu blog para saber, dos que o visitam, suas preferências sobre em quem pretendem votar – se as eleições municipais fossem hoje – para prefeito de Araioses.

A enquete é séria, pois só é permitido votar uma vez por cada IP, o que faz com que se um quiser “bombar” à pesquisa votando mais de uma vez, vai ter que sair procurando um acesso que ainda não foi usado.

Porém, ela não aponta com segurança a verdadeira opinião do eleitor araiosense. A razão principal é a ausência do nome da prefeita de Araioses Valéria do Manin que vai buscar sua reeleição e a inclusão de nomes que certamente não serão candidatos, não por falta de vontade desses, mas por não ser liderança política que justifiquem esse fim.

Pode até se argumentar que o blogueiro queira saber a força política apenas daqueles, que supostamente, serão candidatos a prefeito pela oposição. Porém, nenhum deles vai disputar o pleito sem ter pela frente quem está no governo e, portanto, ficamos sem saber se o nome de Valéria do Manin tivesse incluso na enquete se a desempenho desses seria o mesmo.

Na que foi visto o blog, a pesquisa diz que já votaram 1465 internautas e que falta 31 dias para encerrar as votações, a vereadora Jacira Pires – que tem confirmado que é candidata – aparece em primeiro lugar com 827 votos (56%) e Manoel da Polo, outro vereador que se diz também  que será candidato, desponta com 509 votos (34%) ocupando a segunda colocação na preferência popular.

Os demais que aprecem na votação, entre eles Luciana Trinta, estão muito distantes dos demais. A ex-prefeita aparece apenas com 29 votos que representa mirrado 1% do universo pesquisado, o que se pode observar que mesmo com todas as distorções que a enquete possa apresentar, mostra claramente, que o araiosense não quer mais saber dela nem de sua raça.

Como sugestão, caso Marcio Maranhão queira fazer mais uma enquete é colocar o nome apenas dos três mais votados e incluir desta vez o nome da prefeita Valéria do Manin.

Assim fazendo, teremos a oportunidade ver como se sai a campeão e recordista de votos nas eleições de 2012.

Sobre pesquisas, temos como mais precisas aquelas que consultam o eleitor em suas casas de forma séria e profissional.

O que elas apontam costuma ser o que aparece depois quando se abre as urnas.

3 pensou em “Enquete de blog mostra preferência de internautas sobre as eleições de Araioses

  1. Acho que nem precisar colocar o nome da Prefeita, já que ela não irá ganhar mesmo.
    Todo o município está insatisfeito com essa gestão que se não é a pior, está sendo!!

  2. Particularmente eu acho que ele deveria colocar sim o nome da prefeita e só assim saberíamos o quanto o município está realmente insatisfeito com está gestão que se não for a pior , é uma das piores de todos os tempos!

  3. Prezado colega!
    Infelizmente o longo período da enquete dificultou o entendimento da mesma que tem apenas como proposito verificar quais são as principais forças políticas de Araioses capazes de se oporem com chance de vitória frente a atual gestora, que possui eleitorado mínimo definido, podendo apenas multiplica-lo.
    No mais, as intenções miram o início de um diálogo de conhecimento dos pretensos candidatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *