Governador Flávio Dino apresenta novo sistema de gestão agrícola nos municípios com menor IDH

dino-maquinas1

Prefeita Valéria do Manin (primeira a esquerda) presente a reunião da entrega das máquinas agrícolas

O governador Flávio Dino entregou 20 patrulhas agrícolas para municípios maranhenses beneficiados com o Plano de Ação ‘Mais IDH’, além de municípios da área de influência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasp). Equipadas com um trator, uma carreta e uma grade aradora, as patrulhas vão contribuir para o desenvolvimento da produção agrícola nesses municípios.

“O foco principal é muito maior que a entrega das máquinas. Envolve também um programa firme, claro e prioritário de assistência técnica. Estamos fortalecendo os órgãos de apoio a produção. Nosso objetivo principal é aumentar a produção e dinamizar a economia maranhense para com isso garantir que os indicadores sociais melhorem”, explicou o governador Flávio Dino durante a cerimônia de entrega no Palácio Henrique de La Roque, no Calhau.

As patrulhas foram adquiridas por meio de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo governo do Estado com o objetivo de aumentar a produção agrícola nos municípios do interior, gerando mais renda e qualidade de vida para as famílias.

“A entrega da patrulha agrícola é apenas o primeiro passo de uma séria de outras ações, como entrega de sementes, transferência de tecnologia, acompanhamento, assistência técnica, orientações e kits de irrigação, que vão fazer os agropolos funcionarem”, explicou o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser.

O uso das patrulhas agrícolas pelos produtores permite a realização de serviços como subsolagem, gradagem, aração, plantio e ensilagem, com impacto direto na produção por unidade de área cultivada, dinamizando a atividade agrícola nos municípios.

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), Chico Miguel, destacou que essa iniciativa do Governo do Estado beneficiará muitos produtores rurais. “Esse é um momento inédito na história desse estado. Esse governo se elegeu com os votos de todas as camadas sociais do estado e hoje está fazendo uma gestão diferenciada”, pontuou.

dino-maquinas2

Governador Flávio Dino destacou que além do maquinário também será oferecida assistência aos trabalhadores rurais – Foto/ Nael Reis

A prefeita de Mata Roma, Carmem Neto, destacou a importância de fortalecer a agricultura no estado. “Com esses equipamentos vamos conseguir garantir a nossa safra por meio da mecanização da produção agrícola. Esse processo era manual, porque o aluguel e a compra de equipamentos são muito caros”, frisou a prefeita.

Outro município que será beneficiado com a entrega dos equipamentos e as demais ações planejadas é Lagoa Grande do Maranhão. “Essa entrega vai incentivar os nossos produtores a seguirem na agricultura. Isso é muito positivo para todo o município”, destacou o prefeito Jorge Eduardo.

Gestão compartilhada

Em um novo modelo, implantado pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, a utilização das patrulhas passa a ser acompanhada por um comitê gestor em cada município, formado por representantes das prefeituras e da sociedade civil, com monitoramento do Estado, por meio de relatórios que atestem o uso dos equipamentos e os resultados obtidos em cada safra.

“A gestão compartilhada das patrulhas garante que esses equipamentos cumpram com seu fim econômico e social, de beneficiar a agropecuária nos municípios e gerar desenvolvimento a cada região”, observou o secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser.

dino-maquinas3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *