José Sarney anuncia que não disputará o Senado

O senador José Sarney (PMDB-AP) não vai se candidatar para disputar o Senado nas eleições deste ano. A informação foi divulgada, ontem, em nota do gabinete de Sarney no Macapá.

sarney_-abr

Pela manhã, Sarney foi vaiado e hostilizado, em Macapá, ao lado de Dilma Rousseff, durante evento em que a presidente inaugurou o residencial Macapaba, entregando 1.500 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida.

Dilma chegou evento sob o coro de “olê, olê, olá, Dilma, Dilma”. Já o senador José Sarney, que tem base eleitoral no estado, foi hostilizado pela plateia com os gritos de “fora Sarney, fora Sarney”.

Nota à Imprensa – Em Nota à Imprensa, o senador José Sarney (PMDB-AP) manifestou-se a respeito das vaias e das hostilidades de que foi vítima em Macapá. Conforme a nota, as vaias partiram de “militantes partidários de declarada oposição a ele”. Na nota, o senador anuncia oficialmente que não disputará a reeleição.

“Era esperado que isso pudesse ocorrer”, disse Sarney, conforme nota de Cleber Barbosa, jornalista/colaborador do gabinete do senador. “Primeiro, pelo acirramento do pleito eleitoral que se avizinha. Segundo, pela própria mobilização feita com esse propósito, fato este do conhecimento de todos”, afirmou.

Sarney disse ter sido convidado pessoalmente pela “amiga e aliada Dilma Rousseff, presidente do Brasil e entusiasta do programa de habitação popular iniciado ainda na gestão de Luís Inácio Lula da Silva, outro companheiro de sua estima”.

Segundo a nota do gabinete do senador amapaense, “Sarney foi, mais uma vez, diplomático, seguiu o protocolo que o evento exigia, para prestigiar a amiga Dilma e os amapaenses beneficiados pelo programa”.

Disse também ter recebido no evento – “como ocorre por onde quer que vá no país e fora dele” – o carinho e a consideração de brasileiros que reconhecem a importância de seu papel na condução do país à redemocratização. “Lá mesmo, na festa da presidente Dilma, muitas pessoas aplaudiram, espontaneamente, a minha presença e a ajuda que tenho dado ao Brasil e ao Estado”, acrescentou o ex-presidente.

O senador, de 84 anos, também confirmou aquilo que seus amigos mais próximos e os aliados em Macapá foram comunicados na semana passada, de que não vai disputar a reeleição para o Senado em outubro próximo. “Essa decisão já estava tomada. Comuniquei isso ao meu partido na semana passada. Entendo que é chegada a hora de parar um pouco com esse ritmo de vida pública que consumiu quase 60 anos de minha vida e afastou-me muito do convívio familiar”, declarou.

A nota afirma que Sarney tem acompanhado de perto as idas e vindas da esposa, Dona Marly, aos hospitais em repedidas cirurgias e lentos processos de recuperação, em casa, como ocorre atualmente.

O senador confirmou presença na Convenção do PMDB, na próxima sexta-feira, dia 27. E disse também que irá participar das eleições deste ano, não como candidato, mas ajudando de todas as formas, aos inúmeros amigos e aliados que estarão na disputa. Também será a ocasião para se dirigir aos correligionários e simpatizantes, bem como aos cidadãos e cidadãs de bem do Amapá, a quem nutre ‘profunda gratidão”.

Do Jornal Pequeno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *