IFMA E PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAIOSES REALIZAM AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA ESCOLHA DOS CURSOS QUE TERÃO INÍCIO EM 2014

No último dia 19 de outubro, a partir das 08, ocorreu na Escola Ateneu São José, em Araioses, a Audiência Pública para Escolha dos Cursos que terão início a partir de 2014.

Na oportunidade, estiveram reunidos os cidadãos Araiosenses divididos de acordo com os segmentos previamente estabelecidos: Empresários e Comerciantes, Sociedade em Geral, Profissionais da Educação e Estudantes.

A partir das 08h foram iniciados os credenciamentos e às 9h horas deu-se seguimento aos trabalhos. Houve o registro de mais de 200 participantes, o que demonstra que a mudança do local de realização do auditório do Colégio Tudes para o Colégio Ateneu foi acertada, já que o auditório do Tudes somente possui espaço para 80 pessoas sentadas, o que representaria muito desconforto para os demais.

Foram relevantes as participações das autoridades, em especial dos poderes Executivo e Legislativo, com destaque para a Prefeita Valéria do Manim que se manteve durante todo o evento tendo inclusive respondido o questionário de escolha dos cursos na sala reservada para o segmento Sociedade Civil.

Prof. Dr. Agenor (IFMA) explicando os aspectos técnicos da Audiência

Prof. Dr. Agenor (IFMA) explicando os aspectos técnicos da Audiência

Após a etapa de credenciamento houve a composição da mesa, formada pelos representantes do IFMA, Prof. Dr. Agenor Almeida Filho e Profa. Alice Cadete; representante do executivo municipal, Valéria Cristina Pimentel Leal; Jaqueline

Pimentel Dias Carneiro, Secretária Municipal de Educação e Profa. Silvana Maria Lima da Silva, Diretora do CE Ateneu São José. Neste momento, os Professores Alice e Agenor procederam às orientações gerais e técnicas quanto ao objetivo da audiência e em seguida a mesa foi desfeita, momento em que todos os participantes se integraram aos seus grupos de discussão, de acordo com o segmento da sociedade em que estavam inseridos.

Os coordenadores presentes em cada grupo se encarregaram de manter as discussões em um ambiente que maximizasse a produtividade e o que se viu ao término desta etapa foi uma riqueza de consciência e amplo exercício da cidadania já que os eixos e cursos escolhidos possuem muita aderência à realidade dos arranjos produtivos locais.

Representantes dos segmentos nas salas reservadas para as escolhas dos cursos.

Representantes dos segmentos nas salas reservadas para as escolhas dos cursos. 

O segmento dos estudantes foi o primeiro a se apresentar, tendo como relatores as estudantes Ana Katrinny Araújo dos Santos, Carlos Antonio dos Santos Salviano e Dayza de Fátima da Silva Félix e o primeiro eixo e cursos escolhidos foram: Eixo Gestão e Negócios com os cursos de Técnico em Administração, Contabilidade e Comércio

O segmento seguinte foi o dos Profissionais da Educação que teve como relator o professor Francisco das Chagas Costa Carvalho. Importante destacar que este foi o segmento em que as discussões estiveram mais acirradas já que parte dos presentes tinha como foco os cursos alinhados com as profissões que estão em alta no mercado nacional e até mundial, enquanto uma outra parcela defendia os cursos que potencializassem em um primeiro momento o desenvolvimento local, a cadeia produtiva já oportunizada pelas riquezas e potencialidades já existentes em Araioses e demais municípios da região. Foram ricas as discussões e o primeiro eixo escolhido foi o Eixo Tecnológico: Recursos Naturais e os cursos Técnico em Agricultura, Pesca e Fruticultura.

O terceiro segmento a se apresentar foi o da Sociedade em Geral, cujo relator foi o Sr. Técio César Duarte Júnior.

A exemplo do segmento dos Profissionais da Educação, o eixo escolhido foi o de Recursos Naturais e os cursos foram Técnico em Agricultura, Pesca e Agropecuária

Por fim, foi a vez do segmento Empresários e Comerciantes deixar a sua contribuição. O relator foi o Sr. Daniel Xavier Lima. Os eixos e cursos escolhidos foram: Eixo Tecnológico Informação e Comunicação com os cursos Técnico em Informática, Manutenção e Suporte de Informática.

Finalização dos trabalhos com a apresentação feita pelos relatores de cada segmento

Finalização dos trabalhos com a apresentação feita pelos relatores de cada segmento

Foi um dia para exercitar a cidadania e a democracia. Participar deste momento foi representativo para todos os que buscam melhores condições e que não apenas reclamam, mas se colocam na condição de atores da mudança.

Araioses dá um passo rumo ao futuro, um salto rumo às mudanças econômicas, sociais, educacionais e acima de tudo, cria as condições necessárias à formação de talentos e o aporte de conhecimento, algo que se transformou neste Séc. XXI como a principal riqueza de uma nação.

Com informações da SEMEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *