BRINCADEIRA DE CRIANÇA E SAÚDE NA ESCOLA

Com uma vasta programação que envolveu as crianças, os pré adolescentes e até mesmo os adolescentes das escolas municipais, Araioses teve uma semana voltada para o mundo infantil e os elementos que fazem parte do universo da criança e da imaginação que é formada pelos contos, fadas, personagens míticos e muita alegria resultante das inúmeras possibilidades e criatividade que somente os que não estão preocupados com as convenções e os julgamentos de terceiros se permitem viver.

Assim é o mundo dos pequeninos: sem pré julgamentos, sem interesses pessoais, sem maldades; mundo em que impera a bondade, a pureza e a alegria desmedida de quem consegue ser feliz com o que é simples e se realizar com o universo mágico da infância.

Nos dias que se seguiram entre o dia 07 e o dia 12 de outubro Araioses esteve com o colorido e a alegria da magia, compostos por brincadeiras nas praças e nas escolas.

Seja na Sede, Carnaubeiras, João Peres, Remanso, Novo Horizonte ou Cana Brava, as praças e escolas estiveram repletas de personagens animando o cenário.

brincadeira-de-crianaça-1Além das inúmeras brincadeiras, todas com foco nos aspectos educacionais, cada uma das 79 escolas teve o cuidado de criar um ambiente com decoração variada, passando pelos desenhos animados, pelas estórias da literatura infantil e pelo universo encantado da imaginação. Também foram muitas as lembranças carinhosamente desenvolvidas para alegrar cada um dos pequenos estudantes.

Os presentes que encantaram foram revestidos do ambiente alegre, dos sorteios e das prendas acompanhadas dos mimos que cada equipe vencedora ou estudante recebia após os desafios.

Bolos, doces, pipocas, sorvetes e refrigerantes estavam entre os componentes dos lanches. Mas isso tudo seria de menor valor se não fosse o carinho de cada professor e de cada componente da equipe escolar.

Em cada detalhe, em cada lembrança e decoração o que se viu foi um trabalho de profissionais da educação que souberam aliar a competência técnica à competência artesã, já que os pequenos objetos confeccionados e os presentes desenvolvidos de modo tão criativo demonstraram claramente que ali estava não apenas a forma, mas também o amor incondicional de cada educador.

brincadeira-de-crianaça-2Além dos momentos de brincadeiras também houve o momento educação para as práticas preventivas em saúde. Em parceria com a Secretaria de Saúde os dentistas do município estiveram presentes aplicando flúor, orientando sobre a escovação correta e deixando com os pequenos estudantes a escova para que possam manter os hábitos saudáveis.

Este foi um momento para esclarecer dúvidas e ensinar brincando sobre um tema crítico que se não for adequadamente trabalhado pode contribuir para que muitas doenças venham a se instalar no organismo da criança.

brincadeira-de-crianaça-3Esta realmente foi uma semana especial em que todos os interessados em fazer uma educação melhor, em que prevaleçam sentimentos como amor e carinho fizeram a diferença. Os momentos vivenciados foram representativos para todas as crianças mas com certeza, forma muito mais marcantes para os adultos que ainda conseguem se perceber com espírito de criança.

Com informações da SEMEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *