Mapeamento das vias que serão asfaltadas em Araioses já foi concluído

Estradas de asfalto ligará Araioses a Carnaubeiras e á Água Doce

O asfalto vai começar no final da Rua Brasil, bairro Rodeador...

O asfalto vai começar no final da Rua Brasil, bairro Rodeador…

Em Montevidi entre para Carnaubeiras...

Em Montevidi entre para Carnaubeiras…

Vai até o Porto dos Caranguejos, em Carnaubeiras...

Vai até o Porto dos Caranguejos, em Carnaubeiras…

essa rota termina em frete a Igrejinha e a escola em Pedrinhas.

essa rota termina em frete a Igrejinha e a escola em Pedrinhas.

Durante três dias eu e o secretário de obras da prefeitura de Araioses Chagas Melo acompanhamos o engenheiro Jorge Rayol num longo e detalhado mapeamento das vias que serão asfaltadas em Araioses e Água Doce.

Engenheiro Jorge Rayol anota as informações da estrada.

Engenheiro Jorge Rayol anota as informações da estrada.

Dos quase 70 km de estradas que serão asfaltadas, apenas 10 km estão localizados em Água Doce. O restante será feito em Araioses ligando a sede da cidade ao povoado Pedrinhas, passando por Carnaubeiras, Bolacha e Barreirinhas. O trecho de Água Doce vai do povoado Curva Grande, que liga os dois municípios, até a entrada da cidade onde está localizado o Hospital do município.

A obra será feita pelo Governo do Estado. A governadora Roseana Sarney está atendendo pedidos da prefeita Valéria do Manin e seu pai Manin Leal. Quando esteve recentemente aqui em Araioses no exercício de seu governo itinerante, Roseana se comprometeu em fazer a estrada.

Muitos não acreditam que as estradas serão asfaltadas

Detalhe da ponte em Matinha.

Detalhe da ponte em Matinha.

Durante esses três dias pudemos observar o descrédito de parte do povo sobre o asfaltamento das estradas. Alguns ao ver o engenheiro Jorge Rayol fazendo o mapeamento das estradas diziam que ostros já tinham feito aquilo e que o asfalto não apareceu.

detalhe da estrada em Barreirinhas.

detalhe da estrada em Barreirinhas.

No povoado Bolacha, logo após Carnaubeiras, uma jovem senhora falou que seu avô sonhava muito com a estrada e que morreu sem vê a obra ser realizada. Disse também que sua mãe já tem 70 anos e que espera que dessa vez seja verdade e que ela ainda veja o asfalto passar em frene de sua casa.

Em Curva Grande, na parte pertencente ao município de Araioses um operário que trabalhava na obra de uma casa ao nos ver foi logo dizendo: “Já está se aproximando a política e eles já estão passando por aqui novamente dizendo que vão fazer isso ou aquilo para nos enganar”. Me dirigi a ele e lhe disse que prestasse bastante atenção na gente e no que estavamos fazendo e que queria vê-lo na inauguração do asfalto. E que ele repetisse o que estava dizendo ali.

Bem perto dele já tinha a presença do governo de Valéria do Manin. A menos de 50 metros de onde ele estava, no ponto mais alto do lugar, já está a serviço daquele povo uma caixa d’ água de 10 mil litros.

O poço foi feito no último governo de Zé Tude, Luciana Trinta no apagar das luzes de sua gestão mandou para lá uma caixa e mais nada. Agora tanto o poço como caixa d’ água estão como o povo queria.

Histórico de promessas não compridas geram o descrédito

Asfalta passará em frente ao Cemitério São José em Cranaubeiras.

Asfalta passará em frente ao Cemitério São José em Carnaubeiras.

É compreensível o descrédito do povo. Araioses, ao longo dos anos esteve sob comando de gente que não se preocupava com o seu destino. Ele se cansou de promessas que nunca foram compridas. Agora mesmo diante da seriedade e determinação da jovem prefeita a desconfiança ainda existe.

Mas algumas verdades tem que serem ditas. O asfalto vai ser feito, mas para chegar ao estágio que chagamos não foi fácil. Houve muito empenho e cobrança principalmente de Manin Leal. Com sua experiência de três mandatos como prefeito de Santa Quitéria sabe muito bem como agir nessas horas.

Ponte em Curva Grande, divisa de Araioses com Água Doce.

Ponte em Curva Grande, divisa de Araioses com Água Doce.

Jorge Rayol me disse que existiam 50 projetos de asfaltamento de estradas na frente do de Araioses, mas Luís Fernando, secretário de infraestrutura do Estado ordenou que fosse dado prioridade para nossa cidade. Isso tem a ver com os pedidos da prefeita e de seu pai podem crer.

Araioses poderia ter muito mais a presença do Estado através de obras e outras realizações, mas infelizmente os gestores do passado não brigavam por obras para o município. Preocupavam-se apenas com as verbas que todo mês chegam às contas prefeitura em especial as do FUNDEB e FPM.

Felizmente vivemos uma nova mentalidade na forma de governar o município. Pelo que já foi feito e pelo que está a caminho podemos acreditar que temos no governo de nossa cidade quem se preocupa com ele e com seu povo.

Estrada que liga Carnaubeiras a Bolacha, Barreirinhas e Pedrinhas.

Estrada que liga Carnaubeiras a Bolacha, Barreirinhas e Pedrinhas.

Areial do povoado Bolacha vai dar vez a estrada de asfalto.

Areial do povoado Bolacha vai dar vez a estrada de asfalto.

Curva Grande - rota do asfalto.

Curva Grande – rota do asfalto.

asfalto-araioses-carnaubeiras-agua-doce-12

asfalto-araioses-carnaubeiras-agua-doce-14

Trechos dos povoados Montevidi e Américo.

asfalto-araioses-carnaubeiras-agua-doce-16

Ponte do Coqueiro e estrada de Água Doce

asfalto-araioses-carnaubeiras-agua-doce-17

Asfalto que liga Araioses a Água Doce termina em frente ao Hospital de Água Doce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *