I FEIRA DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ARAIOSES

De acordo com o calendário escolar de Araioses, outubro é um mês de muitas atividades e uma delas é a realização da Feira de Ciências, o resgate de uma modalidade de evento que em muito contribui para que professores e estudantes se envolvam com pesquisa, experiências científicas e acima de tudo, compartilhem conhecimentos com a comunidade escolar.

A escola Chandelles Pereira em Cana Brava sai na frente e neste dia 10 de outubro realiza a sua I Feira de Ciências com o tema: MUDANÇAS AMBIENTAIS GLOBAIS – Água é vida.

Em uma época de grandes mudanças ambientais e em que o mundo todo se volta para as discussões em torno da sustentabilidade ambiental, o que se viu nesta Feira foi a riqueza de conhecimento gerado a partir das reflexões desenvolvidas nas mais diversas apresentações, palestras e em especial, nos stands de cada sala de aula que além de maquetes produzidas com um nível de detalhe espantoso também trouxeram experimentos que evidenciaram as ocorrências climáticas, os efeitos e as principais conseqüências da ação humana.

Foram reproduzidas cidades poluídas pelo desenvolvimento industrial, cidades sustentáveis, com moradores reciclando o lixo gerado, aproveitamento da energia solar e aeolíca, arborização planejada e também o aproveitamento inteligente dos espaços urbanos, com a redução de gases poluentes oriundos das mais diversas fontes, seja das chaminés fabris, seja pelo uso indiscriminado de veículos automotores.

O derretimento das calotas polares, o efeito estufa, a ação vulcânica, assoreamento dos rios pelo uso indiscriminado do solo, perda de capacidade produtiva por excesso de queimadas na atividade agrícola, desertificação por elevadas extensões de terra utilizadas no plantio de monocultura e outros tantos descuidos e mau usos dos bens renováveis foram objeto de muitas apresentações, todas muito bem elaboradas.

Experiências feitas na hora demonstravam reações químicas que evidenciavam as manifestações do efeito estufa e as explosões vulcânicas.

Com certeza esta I Feira de Ciências do Colégio Chandelles Pereira ficará na história de todos os que dela participaram, seja como elaboradores, estudiosos dos assuntos apresentados, formadores de opinião e até mesmo como visitantes, a exemplo da Secretária de Educação Jaqueline Pimentel que fez questão de prestigiar este momento criativo, inovativo e tão especial para a educação de Araioses.

1-feira-de-ciencias

Com informações da SEMEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *