Seduc realiza programação alusiva ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

semana-excepcional-1Palestras, vídeos, dinâmicas, práticas esportivas e sensibilização de professores e comunidade escolar marcaram a programação promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio dos Centros de Educação Especial, em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

No sábado (21), data em que foi instituída como Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, técnicos da Secretaria de Educação e dos Centros de Educação Especial se juntaram às entidades do poder público e da sociedade civil, no Parque Bom Menino, em São Luís, na realização de diversas atividades.

Durante o evento, o Centro de Apoio a Pessoa com Surdez (CAS) da Seduc promoveu oficinas de Libras, apresentação do coral encanto com as mãos e exposições artísticas. “É um momento muito importante onde tentamos sensibilizar a população para a necessidade de incluirmos a pessoa com deficiência na sociedade, garantindo acesso e educação inclusiva e de qualidade para todos”, explicou a diretora do CAS, Irene Santos Cabral.

Ela explicou que por meio da Seduc/CAS, o Estado está trabalhando para promover a política de educação inclusiva e valorizar a diversidade linguística dos alunos surdos no Maranhão.

Segundo Maria Edvânia, mãe de cadeirante, é importante que a criança com deficiência tenha contato com a sociedade. “Esse evento é muito importante. Dá oportunidade de tirar as crianças de dentro de casa e fazê-las ter contato com a sociedade. É necessário que todos olhem com carinho para as pessoas com deficiência”, observou.

Sensibilização

Durante a semana (16 a 20), os centros de educação especial da Seduc promoveram diversas atividades envolvendo escolas e comunidades. O centro “Padre João Mohana” realizou palestras e discussões com professores e comunidade das escolas Robson Martins (Maiobão); UI Desembargador Sarney (São Francisco); Coelho Neto (Caratatiua) e UI Matos Carvalho (Monte Castelo). O Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual do Maranhão (CAP) também promoveu atividades de sensibilização no Cintra (Anil) e escola Maria José Aragão (Cidade Operária).

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. O dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada pela Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

A data é lembrada todos os anos, desde então, em todos os estados, e se constitui em momento para reflexão e busca de novos caminhos para as lutas do segmento. Para as pessoas com deficiência, é também momento para divulgar as lutas e cobrar mais inclusão social. Este ano o slogan da campanha foi “Derrubando os muros da exclusão.

Alunos participaram de atividades desenvolvidas pela Seduc em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência - Fotos/Lauro Vasconcelos

Alunos participaram de atividades desenvolvidas pela Seduc em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência – Fotos/Lauro Vasconcelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *